Sábado – Pense por si

Lusa

Parceiros sociais alertam que acordo é ponto de partida face à incerteza dos próximos anos

O acordo de médio prazo para a melhoria de rendimentos, salários e competitividade foi assinado hoje em Lisboa pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelos representantes da Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Confederação do Turismo pede estabilidade fiscal

Em Macau, Francisco Calheiros lembrou a importância do mercado chinês no futuro do turismo nacional. Para que os empresários tenham capacidade de reagir a esta nova procura e aos fortes ritmos de crescimento, o patrão do turismo refere a importância da estabilidade fiscal.

Patrões reclamam Ministério para o turismo

A CTP vai apresentar ao Governo um novo modelo de governance para o sector, com Francisco Calheiros a avisar que este "bom momento não é passageiro, mas não o podemos tomar como adquirido".

Sector do turismo quer financiamento para consolidar posição

Agentes portugueses estão entre os que exigem uma estratégia europeia para o sector. O financiamento "em condições competitivas" é o ponto-chave para fortalecer o turismo que "representa 10% do PIB e 15% do emprego na União Europeia".

Turismo quer novo aeroporto mesmo com Montijo

Francisco Calheiros considera o Montijo como a solução adequada nesta fase mas opta por pensar a longo prazo. Um novo aeroporto é uma necessidade, sobretudo quando falta espaço e as filas de espera crescem na Portela, diz.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)