
Ucrânia: Ucranianos em Portugal celebram independência cansados mas sem cedências à Rússia
Sob o lema "Apoie a Ucrânia, lute como um ucraniano", estão previstas concentrações em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Viseu, Fátima e Funchal.
Sob o lema "Apoie a Ucrânia, lute como um ucraniano", estão previstas concentrações em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Viseu, Fátima e Funchal.
Viu prédios destruídos, passou horas num abrigo e surpreendeu-se com a capacidade artística do elenco de não atores. A realizadora revela os bastidores do seu próximo filme.
Paulo Rangel aproveitou a ocasião para destacar a importância da comunidade ucraniana em Portugal, que classificou de "tão querida e essencial".
Os ucranianos em Portugal esperavam "mais apoio" do Brasil onde reside "uma enorme comunidade" de cidadãos da Ucrânia, lamenta responsável.
António Costava falou à população na mensagem de Natal do primeiro-ministro.
"Foi uma conversa entre amigos que se entendem muito bem e que estão preparados para se apoiar mutuamente", afirmou Dmytro Kuleba sobre o encontro com João Gomes Cravinho.
"Globalmente, espera-se que o afluxo de refugiados ucranianos conduza a um aumento gradual da dimensão da força de trabalho da zona euro", especifica o documento, realizado pelo economista do BCE Vasco Botelho.
De camisas brancas, com bordados tradicionais ucranianos, a maior parte dos mais de 300 participantes aproveitou o momento para "mostrar também a alegria e o orgulho em ser ucraniano".
Volodymyr Zelensky agradece visita de António Costa no Dia da Europa e apoio para adesão à União. Primeiro-ministro oferece apoio técnico para o processo. Siga a conferência de imorensa.
A Câmara de Lisboa vai discutir a concretização do programa municipal de emergência com medidas de alojamento, emprego, educação, saúde, mobilidade, cultura, desporto e apoio social.
Embora a Junta de São Bernardo não tenha "provas concretas" para confirmar ou desmentir estas afirmações, o executivo decidiu suspender a atividade da AAI nas suas instalações.
Pavlo Sadokha, presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, tem sido ameaçado por pró-russos que prometem cortar-lhe a cabeça. Embaixada da Ucrânia foi contactada pelo mesmo homem.
O presidente ucraniano pediu apoio ao Governo português na rápida adesão à União Europeia, um dia depois de Costa o recusar. Governo não aplaude discurso por tradição parlamentar, mas Marcelo ovaciona.
Antes da invasão da Rússia viviam em Portugal 27.200 ucranianos, a que se somam cerca de 18.400 cidadãos que pediram proteção temporária a Portugal.
Secretária de Estado diz que Portugal está "a criar condições para que todos aqueles que queiram vir para Portugal o possam fazer em condições de dignidade, possam ser bem acolhidos e integrados e consigam regularizar rapidamente a situação".
A CNPDPCJ assumiu que é difícil saber quantos menores ucranianos chegaram a Portugal devido à guerra, indicando que vêm "de forma muito informal".