
Eduardo Gageiro: o fotojornalista que documentou realidade e dimensão humana do País
Eduardo Gageiro morreu esta madrugada, em Lisboa, aos 90 anos.
Eduardo Gageiro morreu esta madrugada, em Lisboa, aos 90 anos.
Ao longo de quatro episódios, "Tony" "acompanha o percurso do artista desde a sua infância em Armadouro, onde lutou contra a fome e a pobreza, passando pelos anos de emigração em França, o início da sua carreira e a luta pelo sucesso".
"Tony Carreira tem a sua vida, tem a sua obra, tem a sua carreira -- carreira, até o nome é bem escolhido -- e desperta, por onde há portugueses, afeto e proximidade", vincou o Presidente da República.
O comendador e fundador do Grupo Delta morreu aos 91 anos. Veja as fotografias dos momentos marcantes da sua vida.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu em 1931 e fundou o grupo Delta em 1961.
Augusto Santos Silva lamentou a morte de Mário Mesquita
A Ordem da Instrução Pública premeia os "altos serviços prestados à causa da educação e do ensino".
António Zambujo, César Mourão, Luísa Sobral e Miguel Araújo regressam juntos ao Coliseu dos Recreios no próximo dia 26. Desconcerto é música e improviso a oito mãos, a partir de uma ideia nascida durante umas férias no Algarve. A entrevista aos quatro só poderia ser desconcertante.
Antigo funcionário da Universidade de Coimbra, Cristóvão de Aguiar, natural de S. Miguel (Açores), morreu na terça-feira, aos 81 anos.
O mero percorrer destes nomes mostra que a bajulação, o engraxanço, a curvatura de espinha e o culambismo (ideologia dos lambe-cus) continuam a ter um papel preponderante no acesso às oportunidades do nosso pequeníssimo mercado cultural.
Foi no final de 2019 que Vítor Sobral lançou o seu livro dedicado aos azeites. Além das mais de 130 receitas, Com os Azeites explica a origem do "ouro da cozinha", desmistifica equívocos e ajuda os portugueses a escolherem o azeite em função dos cozinhados.
António Variações foi condecorado, a título póstumo, comendador da Ordem do Infante D. Henrique, bem como Jorge Palma. Alice Vieira foi distinguida como Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública
As insígnias foram entregues aos pais do músico. Carlos Paião morreu aos 30 anos, em 1988.
Autor de uma obra demarcada pela construção de experiências com diferentes materiais, o seu livro "Ideogramas", que reúne 29 poemas concretos, foi um "marco fundador" do experimentalismo.
Entre as longas-metragens de Alfredo Tropa, que era casado com a realizadora Teresa Olga, destacam-se "Pedro Só", em 1972, e "Bárbara", em 1980.
Conselho das Ordens Nacionais recebeu defesa de Joe Berardo, que foi condecorado duas vezes.