
Comandante da Proteção Civil é o novo presidente do organismo
Duarte Costa é o novo nomeado. Mourato Nunes, antigo comandante-geral da GNR, é um dos arguidos no caso do negócio das golas antifumo e estava na liderança da Proteção Civil desde 2017.
Duarte Costa é o novo nomeado. Mourato Nunes, antigo comandante-geral da GNR, é um dos arguidos no caso do negócio das golas antifumo e estava na liderança da Proteção Civil desde 2017.
A medida de confinamento significa que, por uma questão de segurança, as pessoas não podem sair da povoação. Vento e terreno estão a dificultar o combate ao incêndio.
Segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil, o fogo "mantém duas frentes activas" e as autoridades "accionaram três aviões Canadair espanhóis".
Em briefing realizado em Monchique, as autoridades revelaram que o vento mantém-se "bastante desfavorável" e que não é esperado um período fácil.
O incêndio em Monchique já provocou 32 feridos. A situação está estável, mas os operacionais esperam que se verifiquem reactivações esta tarde.
Ainda assim, Protecção Civil revelou que os bombeiros conseguiram "bons progressos" durante a madrugada desta quarta-feira, existindo agora uma "situação mais estável" em comparação à tarde de ontem.
Em 2012, foi substituído do cargo de comandante nacional da ANPC devido a erros cometidos no combate aos incêndios na Serra do Caldeirão.
As autoridades justificaram a alteração com o facto de o incêndio ter uma "complexidade" que está a "estender-se no tempo e no espaço".
Fogo que lavra desde sexta-feira no concelho
O secretário de Estado da Protecção Civil adiantou que, no período de 2013 a 2017, o dispositivo contava com 28 meios aéreos.
Os incêndios de Junho e Outubro do ano passado provocaram 115 mortos e mais de 300 feridos.
Os dois partidos querem obter informações de António Paixão sobre o planeamento e execução do dispositivo de combate a incêndios florestais para 2018
Os dois partidos querem obter informações de António Paixão sobre o planeamento e execução do dispositivo de combate a incêndios florestais para 2018.
Rui Esteves foi, esta terça-feira, ao Tribunal de Leiria testemunhar sobre incêndios em Pedrogão Grande.
Um antigo comandante nacional da Protecção Civil defendeu um dispositivo local de combate a incêndios para dar respostas às necessidades de cada concelho.
Escolha criticada pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e pela Liga dos Bombeiros Portugueses.