Morreu cineasta Patrícia Saramago, que esteve na montagem de "No Quarto de Vanda"
Ao longo de quase duas décadas trabalhou com cineastas como Alberto Seixas Santos, Sérgio Tréfaut, Miguel Gonçalves Mendes e João Onofre.
Ao longo de quase duas décadas trabalhou com cineastas como Alberto Seixas Santos, Sérgio Tréfaut, Miguel Gonçalves Mendes e João Onofre.
A portuguesa Maria Mendes, que estava nomeada na categoria "Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais" com a canção Com que Voz, não venceu o Grammy.
O "The Voice" colocou-a nos olhos do País, mas a voz já lhe tinha dado o maior dos trunfos. No fado que canta, cabem a vida, o bairro e o amor a Chelas. Acompanhámo-la em Braga, no primeiro concerto em sala desde que lançou o disco "Liberdade".
A fadista está entre os nomeados a "Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa" pelo seu último disco, "Portuguesa". Já Maria Mendes concorre a Melhor Arranjo pela versão que fez de "Com que Voz".
Mariza, que já venceu este galardão em 2019 com o disco "Mariza", está nomeada na categoria de "Melhor Álbum Europeu" ao lado de Damir Imamovic, da Bósnia-Herzegovina.
O fadista começou a cantar ainda menino, tendo vencido a Grande Noite do Fado de Lisboa, aos 13 anos. Iniciou então um circuito de atuações, principalmente em casas de fado.
Maratona de votações arrancou com uma homenagem à fadista Amália Rodrigues que, se estivesse viva, completaria hoje 100 anos.
O fado "Com Que Voz", com letra de Luís de Camões e música de Alain Oulman, será acompanhado pela projeção de várias imagens da vida de Amália Rodrigues.
Precisamos de admitir que os senhorios do planeta são os vírus e as bactérias: nós somos apenas inquilinos. A ignorância dos romanos sentenciou-lhes o destino. Se ainda formos a tempo da humildade face ao mundo natural, talvez nos safemos
São canções de intervenção e canções de protesto. Todas cantadas em português, apesar de uma vir de terras brasileiras
Cantora finalista do Festival da Canção é a terceira a atuar, às 18h
Amar Amália não é amar o fado, porque Amália é muito mais do que o fado e tão grande como o amor. Amália é uma das intérpretes sobrenaturais da espécie humana, vox divina, como Farinelli, Caruso, Callas, Sinatra ou Ella Fitzgerald
O álbum foi apresentado pela primeira vez na Culturgest, em Lisboa, há cerca de seis meses.
Cuca Roseta e Ana Moura são cabeças de cartaz.
A Cinemateca Portuguesa inicia na próxima quinta-feira um ciclo em que propõe revisitar a ligação entre o Cinema e o Fado com a exibição, entre outros, do primeiro filme sonoro português, 'A Severa'.