
Taylor Swift, Billie Eilish, SZA e Miley Cyrus dominam noite dos Grammy
A portuguesa Maria Mendes, que estava nomeada na categoria "Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais" com a canção Com que Voz, não venceu o Grammy.
A portuguesa Maria Mendes, que estava nomeada na categoria "Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais" com a canção Com que Voz, não venceu o Grammy.
O "The Voice" colocou-a nos olhos do País, mas a voz já lhe tinha dado o maior dos trunfos. No fado que canta, cabem a vida, o bairro e o amor a Chelas. Acompanhámo-la em Braga, no primeiro concerto em sala desde que lançou o disco "Liberdade".
A fadista está entre os nomeados a "Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa" pelo seu último disco, "Portuguesa". Já Maria Mendes concorre a Melhor Arranjo pela versão que fez de "Com que Voz".
Mariza, que já venceu este galardão em 2019 com o disco "Mariza", está nomeada na categoria de "Melhor Álbum Europeu" ao lado de Damir Imamovic, da Bósnia-Herzegovina.
O fadista começou a cantar ainda menino, tendo vencido a Grande Noite do Fado de Lisboa, aos 13 anos. Iniciou então um circuito de atuações, principalmente em casas de fado.
Maratona de votações arrancou com uma homenagem à fadista Amália Rodrigues que, se estivesse viva, completaria hoje 100 anos.
O fado "Com Que Voz", com letra de Luís de Camões e música de Alain Oulman, será acompanhado pela projeção de várias imagens da vida de Amália Rodrigues.
Precisamos de admitir que os senhorios do planeta são os vírus e as bactérias: nós somos apenas inquilinos. A ignorância dos romanos sentenciou-lhes o destino. Se ainda formos a tempo da humildade face ao mundo natural, talvez nos safemos
São canções de intervenção e canções de protesto. Todas cantadas em português, apesar de uma vir de terras brasileiras
Cantora finalista do Festival da Canção é a terceira a atuar, às 18h
Amar Amália não é amar o fado, porque Amália é muito mais do que o fado e tão grande como o amor. Amália é uma das intérpretes sobrenaturais da espécie humana, vox divina, como Farinelli, Caruso, Callas, Sinatra ou Ella Fitzgerald
O álbum foi apresentado pela primeira vez na Culturgest, em Lisboa, há cerca de seis meses.
Cuca Roseta e Ana Moura são cabeças de cartaz.
A Cinemateca Portuguesa inicia na próxima quinta-feira um ciclo em que propõe revisitar a ligação entre o Cinema e o Fado com a exibição, entre outros, do primeiro filme sonoro português, 'A Severa'.