Portugal perde quase 10 mil dadores de sangue desde 2017 e regressa a níveis pré-pandemia
No ano passado 200.965 pessoas doaram sangue. Isto significa menos 4.390 comparativamente com 2023.
No ano passado 200.965 pessoas doaram sangue. Isto significa menos 4.390 comparativamente com 2023.
Tem sido feito um apelo aos dadores para, antes de irem para férias, doarem sangue, porque "infelizmente os doentes" e os problemas de saúde "não fazem férias".
Trata-se de um aumento de 10% relativamente ao ano passado, indica a quarta fase do Inquérito Serológico COVID-19 do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Como estão em todo o País e podem investir em tecnologia, quatro concentram os maiores contratos públicos. Germano de Sousa e Joaquim Chaves são ainda empresas familiares.
Estudo serológico estima que, até meados de março, 13% da população portuguesa já terá desenvolvido anticorpos após ter estado infetado. Percentagem sobe para 17% com o efeito da vacinação. 94% dos que apresentaram anticorpos à covid-19 em setembro não os perderam seis meses depois.
Por sua vez, o envelhecimento celular está relacionado com a ocorrência das doenças de maior mortalidade.
Estavam a ser julgados um médico e dois enfermeiros por terem falsificado contraprova de álcool do médico. Foram condenados a penas suspensas e multas a entregar aos bombeiros.
"Não se conseguem fazer tarefas tão básicas quanto registar os nascimentos do serviço de Obstetrícia", revela sindicato.
Os resultados desta investigação poderão abrir caminho a novas formas de tratar a insuficiência cardíaca, uma das principais causas de morte no mundo.
O paciente que inspirava maiores cuidados na segunda-feira teve uma evolução positiva e todos os outros estão estáveis. Ministra Marta Temido recordou que "é fundamental que respeitem as orientações das autoridades".
Houve quem cancelasse a sessão de hemodiálise, mas outras pessoas foram atendidas: “O meu médico é um espetáculo”.
O teste do pezinho deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia do bebé e consiste na recolha de gotículas de sangue através de uma picadinha no pé do bebé.
Uma das principais medidas de gestão orçamental e de Saúde no Orçamento do Estado para 2019 passou sob o radar mediático. Melhorar a gestão dos hospitais públicos não dá manchetes como “Governo vai gastar mais 500 milhões em Saúde” – mas é tão ou mais importante
Segundo o secretário-geral do Sindicado Independente dos Médicos, Jorge Roque Cunha, o Centro Hospital de Lisboa Ocidental decidiu racionar as colheitas de sangue para análise dos pacientes internados.
Sindicato Independente dos Médicos diz que há desigualdade no acesso à saúde e vai apresentar caso à ERS.
Decisão do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental tem cerca de seis meses. Sindicato Independente dos Médicos diz que há desigualdade no acesso à saúde e vai apresentar caso à ERS.