
Mosquito da dengue detetado em Cascais e Pombal
O mosquito Aedes albopictus foi identificado no dia 31 de julho nestes dois municípios, revela Direção-Geral da Saúde.
O mosquito Aedes albopictus foi identificado no dia 31 de julho nestes dois municípios, revela Direção-Geral da Saúde.
"Não vamos ter surtos de dengue como na Madeira ou como nas zonas tropicais", explica a coordenadora da Rede Nacional de Vigilância de Vetores.
Não foram encontrados agentes das doenças nos insetos detetados. Direção-Geral da Saúde aumentou vigilância, mas não deixa para já recomendações à população.
Em Mértola foram encontrados ovos do mosquito-tigre-asiático, responsável por várias doenças. Francisco George diz que se foram detetados casos, devem ser controlados.
Depois de dezenas de crianças terem sido infetadas com o novo vírus em Kerala, esta gripe está a propagar-se para outros estados. Especialistas ainda estão a tentar identificar a complexidade do vírus.
Ameaças como o SARS-CoV-2 vão continuar em resultado da destruição dos habitats de animais como o morcego, "carregadinhos de vírus prontos para passar para o humano", prevê especialista.
O programa desenvolveu um processo para inocular fêmeas de mosquitos com uma bactéria naturalmente presente em "60% dos insetos do mundo" destinada a "eliminar a transmissão de vírus aos humanos".
Desde que foi detetada a presença do "Aedes albopictus", foi reestruturado o plano de vigilância para cada uma das regiões, incluindo o alargamento do período de vigilância ao ano inteiro.
Esta espécie tem pouca capacidade de transmissão de agentes infecciosos mas tem vindo a percorrer a Europa, até chegar ao norte de Espanha.
Investigadores de todas as áreas, desde biólogos a infecciologistas, procuram agora antever como será a saúde global do mundo com as mudanças climatéricas.
Medicamento mostrou resultados positivos nos testes realizados em ratos e macacos.
País vai receber os Jogos Olímpícos em agosto.
Carla Sousa, entomologista e investigadora no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, aponta à Madeira e Açores como as zonas de maior risco
Só no Brasil – o país mais afectado pelo vírus – já se registaram mais de 90 mil casos. Todos contribuem para que empresários e farmacêuticas facturem milhões
Estudo brasileiro vai ser apresentado no Canadá.
Fórmula eficaz e barata para destruir os ovos do mosquito.