
Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente
Em perigo máximo de incêndio estão mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Braga e Bragança.
Em perigo máximo de incêndio estão mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Braga e Bragança.
Na sexta-feira, o aviso amarelo por causa da precipitação e trovoada estende-se a Portalegre, Beja, Évora, Faro, Setúbal e Lisboa.
Amanhã espera-se precipitação, por vezes forte e persistente e rajadas de vento fortes no litoral e nas terras altas. Depois, na quinta-feira, espera-se um novo agramento das condições meteorológicas.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu também aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima forte.
O IPMA colocou também mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.
Proteção Civil espera ter o fogo dominado nos próximos dois dias, aproveitando a "janela de oportunidade" criada pelo desagravamento das condições meteorológicas.
Itinerário Complementar (IC) 2 está novamente cortado ao trânsito. Mais de 200 bombeiros combatem fogo em Palmela.
Mais de 2.600 bombeiros combatem as chamas, auxiliados por mais de 800 viaturas e mais de 15 meios aéreos.
Índice Meteorológico de Seca aponta que no final de fevereiro verificou-se um agravamento da situação de seca meteorológica em todo o território com um aumento da área nas classes de seca mais graves, severa e extrema.
O Governo restringiu na terça-feira o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental.
Uma unidade para todas as ocasiões
Durante a noite, Proteção Civil registou perto de meia centena de ocorrências devido ao mau tempo.
O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até quinta-feira.
As temperaturas máximas vão variar entre os 23º, em Aveiro e Porto, e os 38º em Évora.
Rui Rio pode superar a fasquia que se impôs. Mas isso não tornará a noite de 26 de setembro mais fácil: há derrotas certas, grandes incógnitas e poucas perspetivas de conquistar câmaras simbólicas.
Aviso estende-se depois na terça-feira a todos os 18 distritos na sequência da passagem da depressão Bárbara.