ONG contabiliza quase 4 mil mortos e 9 mil feridos em protestos no Irão
Números são da Human Rights Activists News Agency.
Números são da Human Rights Activists News Agency.
Esclarecimento surge depois de o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge ter anunciado que foram confirmados casos de infeção pelo fungo Candida auris entre 2022 e 2025 em amostras clínicas de hospitais públicos.
Portugal entrou em fase epidémica de gripe registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos.
De acordo com a DGS, no total, 15 casos confirmados correspondem a adultos entre os 20 e os 45 anos e cinco a crianças com idades entre os 5 meses e os 6 anos.
Grupo de Ativistas em Tratamentos apela à vacinação contra a mpox e à disponibilização gratuita da vacina contra a hepatite A.
Do total de 504 casos confirmados de infeção aguda do fígado, 122 estão associados a transmissão através de contacto sexual, distribuídos por várias regiões do País, mas com maior incidência em Lisboa e Vale do Tejo e na Área Metropolitana do Porto, a maioria homens entre os 18 e 44 anos.
Os casos confirmados correspondem a nove adultos e cinco crianças. Em 2024, foram notificados 35 casos confirmados de sarampo, após dois anos sem registo de casos.
A Madeira registou um surto da doença entre 2012 e 2013, com 1.080 casos confirmados de infeção por dengue, a maioria no concelho do Funchal, o que não ocorria em países da União Europeia desde 1920.
A maioria das vítimas mortais é da região autónoma da Comunidade Valenciana, no leste de Espanha, onde estão confirmados 215 mortos.
Estes casos de desaparecidos correspondem exclusivamente a denúncias em que os familiares forneceram dados sobre as pessoas que procuram.
No total, foram notificados 1.206 casos no Sistema de Informação Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).
Na carta Stella Kyriakides defendeu que, perante o surto em vários países africanos, é necessário "agir em conjunto, de forma coordenada e sustentada".
A DGS explica que "todos os casos reportados em Portugal são da clade I IIb do vírus monkeypox, não tendo sido identificado nenhum caso pela clade I".
A Organização Mundial da Saúde afirmou ter recebido relatos de casos em 26 países durante o último mês.
Lisboa e Vale do Tejo lidera a lista de regiões com casos confirmados (16), seguindo-se Norte (9), Centro (4) e Madeira (1).
Crimes de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal aumentaram 150% e quase 300%, respetivamente, no último ano.