
Covid-19: Satisfação com funcionamento da democracia "decresceu significativamente"
Estudo indica que os níveis de satisfação dos portugueses com o funcionamento da democracia "decresceram significativamente" durante a pandemia.
Estudo indica que os níveis de satisfação dos portugueses com o funcionamento da democracia "decresceram significativamente" durante a pandemia.
As restrições à circulação e à atividade no segundo confinamento estão entre as medidas que tiveram melhor avaliação.
Medo da pandemia de covid-19, desinteresse dos eleitores e a existência de um candidato favorito à vitória, Marcelo Rebelo de Sousa, pode afastar os eleitores das urnas.
Politólogos explicam à SÁBADO que os partidos só apresentam moções de censura "quando têm garantias que não são viabilizadas". E os números não enganam.
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, desvalorizou na segunda-feira a crise na União Europeia, que disse sofrer apenas de uma constipação e não de uma pneumonia.
Carlos Jalali garantiu ainda que o Governo não teve acesso prévio às perguntas.
Catarina Martins defende o método dos bloquistas, que realizam sessões abertas às pessoas que queiram participar.
O PSD e o CDS-PP já desafiaram o Executivo a cancelar a sessão de perguntas.
O Governo minoritário do PS, sustentado pelo apoio parlamentar da Esquerda, cumpre este domingo dois anos. O êxito económico é a marca de maior sucesso de um Executivo muito marcado pelos incêndios de Junho e Outubro.
A informação é do jornal Sol, que refere que os 50 participantes na sessão deste domingo, no âmbito do Conselho de Ministros que assinala dois anos de Governo, responderam também a um estudo de opinião encomendado pelo Executivo.
Neste livro, Carlos Jalali procurou fazer uma introdução ao tema, tecendo ainda algumas considerações sobre o sistema de partidos português
O primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, toma hoje posse depois de alcançar com o PS um acordo para a governabilidade do município, sucedendo a 12 anos de coligação PSD/CDS liderada por Rui Rio.
A liderança do PSD é o cenário indicado por analistas ouvidos pela agência Lusa sobre o futuro de Rui Rio, e um deles avança mesmo a hipótese da Presidência da República para o presidente da Câmara do Porto cessante.
Política
Com a saída de Paulo Portas do Governo, o líder do partido minoritário da coligação, colocam-se em cima da mesa vários cenários políticos.
À entrada para o sétimo ano em Belém, para os politólogos contactados pela Lusa, Cavaco Silva está agora à procura do equilíbrio da sua intervenção, num período que acabará também por ficar marcado pelo "deslize" com as pensões.