
Casos de emergência na saúde mental têm aumentado nos mais jovens
Diretora do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise alerta para a faixa etária entre os 11 e os 16 anos: "Somos o fim de linha e o ideal é que não cheguem aqui."
Diretora do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise alerta para a faixa etária entre os 11 e os 16 anos: "Somos o fim de linha e o ideal é que não cheguem aqui."
O CAPIC é constituído por uma equipa de 31 psicólogos clínicos com formação específica em intervenção em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe.
Os utentes da Jornada Mundial da Juventude são encaminhados para postos de primeiros socorros, hospitais de campanha ou para as zonas de calma, nos casos de questões de saúde mental.
A vítima recebeu de imediato assistência por uma equipa da VMER e foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde permanece com prognóstico reservado.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria, António Carvalho, o alerta para a ocorrência foi às 18h41 de domingo, dando conta da queda de uma criança, um menino de 6 anos, de uma varanda de um 7.º andar, "que corresponde a um 9.º andar, porque o prédio tem lojas".
Em 2020 o CAPIC recebeu 1.220 pedidos de ajuda perante a morte inesperada de um familiar quando em 2019 foram 748 as pessoas que solicitaram acompanhamento pela mesma razão.
O presidente da Linha SOS Voz Amiga explica que os voluntários deste serviço têm recebido chamadas de pessoas em desespero. São pessoas de várias profissões e áreas de atividade.
"É garantidamente um surto controlado", disse António Lacerda Sales. Aguarda-se ainda o resultado de cinco testes.
O INEM refere também que desde março já foram efetuados 72.167 transportes de utentes com suspeita de infeção.
Os meios de emergência foram acionados 1.339.048 vezes e os quatro helicópteros do INEM foram acionados para 963 ocorrências, uma média diária de três missões.
Condutor colocou-se em fuga.
Duas pessoas do gabinete de apoio de psicologia da Polícia Marítima mantém a ajuda as populações em Pedrogão Grande e Castanheira de Pera.
Especialista defende necessidade das vítimas "terem o seu tempo, a oportunidade de elas próprias alocarem e activarem os seus recursos"
Seis situações "foram consideradas de emergência e encaminhadas para os serviços de urgência dos serviços psiquiátricos do Hospital de Coimbra
Um homem de 36 anos de idade morreu nesta segunda-feira vítima de um acidente com um trator, na Capeleira, no concelho de Óbidos, informaram os bombeiros.