
Ex-mineiros de urânio alertam em Boticas para impacto de mina a céu aberto
"Ao fim de destruírem tudo isto, não vai ser reposto e temos o exemplo nas minas de urânio, não repuseram, é minimizado", aponta António Minhoto.
"Ao fim de destruírem tudo isto, não vai ser reposto e temos o exemplo nas minas de urânio, não repuseram, é minimizado", aponta António Minhoto.
Os negócios do lítio, que sacrificam uma das regiões mais periféricas e esquecidas do país, mostram bem a lógica colonial da relação de Portugal com o seu território.
A par da eliminação dos ninhos de velutina, foram também desativados, este ano, 30 ninhos de vespa europeia, sendo que a maior parte estava localizada em Valongo do Vouga e Aguada de Cima.
"Inexplicavelmente, o Governo continua a ignorar as graves consequências de uma eventual exploração mineira a céu aberto, uma das indústrias mais poluentes do mundo, numa região rica em biodiversidade, património histórico e cultural", afirmou em comunicado o Movimento.
Acordos com empresas privadas para o desenvolvimento de vários projectos mineiros incluem a exploração de lítio em Argemela, na Covilhã, a concessão de volfrâmio na Borralha, em Montalegre, e a exploração de cobre, chumbo e zinco na Lagoa Salgada, em Grândola.
As minas da Borralha, na freguesia de Salto (Montalegre), abriram em 1902, encerraram em 1986 e chegaram a ser um dos principais centros mineiros de exploração de volfrâmio em Portugal.
Descendem de reis, têm avós com títulos nobiliárquicos e privam com a realeza. Mas a maioria não quer saber de genealogia nem tão pouco falar sobre isso.
Está aí o Festival i, um fim-de-semana nonstop para pais e filhos promovido pela associação d'Orfeu
A Câmara Municipal de Montalegre anunciou esta segunda-feira que decidiu assumir o pagamento dos prémios de mérito escolar aos melhores alunos da escola profissional e do secundário do agrupamento de escolas de Montalegre, como forma de corrigir o "erro" do Governo.
A Polícia Judiciária de Aveiro deteve esta quarta-feira dois homens, pai e filho, que alegadamente extorquiam prostitutas, agredindo-as e ameaçando-as com armas brancas.