
Diabéticos vão poder poder adquirir bombas de insulina automáticas nas farmácias
Medida só irá avançar em janeiro de 2025.
Medida só irá avançar em janeiro de 2025.
O Estado lançou um concurso para a aquisição de cerca de 2.000 dispositivos, adjudicado à empresa Medtrum, que foi suspenso pelo Infarmed perante o alerta da associação de diabetologistas britânica e de relatos da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) de que utilizadores tiveram reações adversas.
São treinados para detetar os picos de glicemia dos seus donos. Em situações-limite, salvam-lhes a vida.
A tecnologia está a mudar a forma como são prestados os cuidados de saúde. Permite fazer diagnósticos em frações de segundos e prevenir AVC, oferecer tratamentos mais personalizados e antecipar crises de doenças como a diabetes ou a esclerose múltipla, operar um tumor com visão de Super-Homem e até devolver a voz a quem deixou de comunicar.
Na altura, estimava-se que o programa para tratamento com bombas de insulina de última geração, anunciado em maio de 2022, abrangesse 15 mil pessoas com diabetes tipo 1 e que os doentes deveriam começar a receber os aparelhos ainda em 2023.
Diretora do Programa Nacional para a Diabetes da Direção Geral da Saúde realça que diabéticos "têm um risco maior do que as outras de terem formas mais graves da doença" Covid-19.
A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal quer criar um registo nacional de diabetes de tipo 1 e lançou uma petição para recolher assinaturas e levar à Assembleia da República.
No Dia Mundial da Diabetes, Emilia Querido explica como identificar, lidar e prevenir uma doença que em muitos dos casos passa despercebida.
Problema na peça no dispositivo pode levar a sobredosagem.
Dispositivos fabricados pela empresa Medtronic estão a ser retirados do mercado.
Foram verificadas situações de potencial sobredosagem.
Alerta da Federação Portuguesa de Associações de Pessoas com Diabetes.
Hackers de pacemakers e de bombas de insulina não são ficção científica. Sim, o homicídio wireless é possível
Ricardinho queixou-se das laranjas que levámos: pequenas e muito maduras. Pedimos ajuda à cozinha do Hotel Intercontinental. E lá vieram três laranjas mais rijas, para não haver o risco de alguma cair ao chão e se esborrachar
Projetos de resolução vão ser discutidos na AR.