
Autárquicas. As guerras em Lisboa e no Porto
A distribuição de lugares na capital e a caça ao eleitorado de Rui Moreira na Invicta. O que eles estão a fazer para vencer as duas maiores câmaras do País.
A distribuição de lugares na capital e a caça ao eleitorado de Rui Moreira na Invicta. O que eles estão a fazer para vencer as duas maiores câmaras do País.
O Sporting tem a história e a estatística a seu favor, mas o Benfica é o único que sabe o que é ultrapassar o líder e festejar mesmo no fim. Se leões e águias terminarem com os mesmos pontos, será a sétima vez que os dois primeiros acabam empatados, apurando-se assim o campeão pela vantagem no confronto direto.
Há um círculo de poder que manda muito mais do que as entidades políticas eleitas. Este círculo de poder vem do poder económico, organizado em “confederações” empresariais ou com origem nos grandes grupos económicos.
O antigo guarda-redes iniciou a carreira no Benfica, a levar boladas de Eusébio. Foi campeão da II Divisão no Marítimo (onde assistiu à queda de um avião na Madeira) e esteve no FC Porto campeão europeu, embora só como suplente. Como treinador, foi duas vezes campeão da III Divisão e ganhou o primeiro campeonato de futebol de praia.
Foi para o Sporting depois de ter perdido 11-1 contra os leões, a mãe ia levar-lhe comida em tupperwares, escolheu o FC Porto apesar de o Benfica lhe dar mais dinheiro, e foi perseguido por alguns No Name Boys no Algarve após os penáltis defendidos no Sevilha.
Esteve no primeiro Europeu de Portugal, há 40 anos. Campeão no Benfica, foi no FC Porto que viveu os maiores êxitos, como a vitória na Taça dos Campeões Europeus de 1987. Foi treinador, mas hoje está reformado e trabalha como vigilante de um condomínio.
Será André Villas-Boas capaz de por fim aos 42 anos de reinado do histórico líder dos dragões? "Estou confiante", responde o candidato, que falou à SÁBADO de vários temas: do sonho de ser futebolista à paixão pelos carros e motas, da zanga com Mourinho ao susto com os dois tumores, e das aventuras na Rússia e na China às ameaças e às polémicas da campanha.
O miúdo ruivo que gostava de jogar à baliza e que aprendeu a ser treinador com Bobby Robson e José Mourinho (e que em 2011 levou o FC Porto à conquista da Liga Europa) vai enfrentar Pinto da Costa nas eleições de abril. E garante que "nada vai abalar" a sua candidatura.
Os vídeos que publica no Instagram, em que critica com humor os looks de quem aparece na TV, deram-lhe protagonismo. Uns acham-lhe “pilhas de graça”, outros nem tanto.
Foi rock and roll mas também "disco", psicadelismo e tropicalismo, o símbolo de um Brasil que ansiou por liberdade até explodir em festa. Rita Lee, musa maior da canção brasileira, morreu na segunda-feira, aos 75 anos.
A miúda que era super nerd, de aparelho e com “imensa acne” virou estrela pop. Bárbara Tinoco tem um novo disco e terá um Campo Pequeno cheio para a ouvir.
Não é tão famoso como Ronaldo, mas tornou-se o seu amigo inseparável e ajudou a que ele se mudasse para a Arábia Saudita. Os dois conheceram-se em 2002, através da Nike, e no início Ricardo até levava as malas de CR7 nos estágios da seleção.
António Costa chamou os deputados da IL de “queques que guincham”. E acrescentou: “’tá a ver”? A história dos termos pejorativos fidalgos remonta à queda de Salazar da cadeira.
Rui Rocha fazia humor no Twitter mas diz-se sério na política. Diz que não é um Cotrim B e que a sua candidatura à liderança da IL não foi instantânea, mas é espontânea. Quer uma Iniciativa Liberal muito para além da flat tax e jura que Ventura e PS, nunca.
Evento cultural chega ao Terminal de Cruzeiros de Matosinhos este sábado, com artistas de dez nacionalidades.
Este fim-de-semana vários membros da Univaja reuniram-se num protesto onde acusam o governo de os ter "abandonado e marginalizado". Desde que Bolsonaro chegou ao poder que a violência contra as tribos tem aumentado.