
Presidente da Bielorrússia oferece-se para acolher conversações de paz
Alexander Lukashenko também elogiou a vontade do chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, de pôr fim ao conflito na Ucrânia o mais rapidamente possível.
Alexander Lukashenko também elogiou a vontade do chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, de pôr fim ao conflito na Ucrânia o mais rapidamente possível.
O presidente da Bielorrússia disse ainda que uma agressão contra a Bielorrússia significaria a "Terceira Guerra Mundial", tendo em conta a nova doutrina nuclear aprovada pela Rússia.
No sábado, o líder do grupo Wagner já tinha avançado que iria para a Bielorrússia depois de um acordo mediado por Alexandr Lukashenko o ter levado a interromper a movimentação dos mercenários para Moscovo.
Vladimir Putin e Alexander Lukashenko vão estar reunidos sexta-feira para debater assuntos "económicos, políticos, militares e de defesa".
Vladimir Makei tinha 64 anos e não se sabem pormenores sobre a sua morte. Apoiou a Rússia na guerra, mas há especulação sobre se estaria envolvido num plano de paz.
Evan Neumann recebeu o passaporte num momento divulgado pela agência noticiosa estatal bielorrussa. Foi acusado de nove crimes nos EUA.
Líder bielorrusso acusa União Europeia de usar o desvio de avião para deter Roman Protasevich para abrir guerra à Bielorrússia, indicando que foram "ultrapassadas muitas linhas vermelhas".
O COI suspendeu Lukashenko "de todas as manifestações e atividades do COI, incluindo os Jogos Olímpicos", em resposta à "discriminação política" que atinge os atletas do país.
O país enfrenta uma crise política desde as eleições presidenciais de agosto passado, nas quais Alexander Lukashenko, que está no poder há 26 anos, foi declarado vencedor com 81% dos votos.
Colegas da oposição denunciaram que Maria Kolesnikova foi sequestrada na segunda-feira no centro de Minsk por vários homens mascarados que a colocaram numa carrinha e a levaram para um destino desconhecido.
Presidente da Bielorrússia garante ter provas de que o envenenamento do opositor russo Alexei Navalny foi "falsificado" pelos ocidentais para dissuadirem Moscovo de intervir na Bielorrússia, agitada pela contestação popular.
Lukashenko, no poder desde 1994, já tinha demitido na semana passada o embaixador bielorrusso na Eslováquia.
Presidente bielorrusso enfrenta há várias semanas protestos contra a sua reeleição para um sexto mandato, que a oposição bielorrussa considera fraudulenta.
Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, enfrenta protestos de contestação às últimas eleições presidenciais
A recusa dos resultados eleitorais no país está a traduzir-se numa onda de protestos contra o regime de Lukashenko, no poder desde 1994.
Presidente da Bielorrússia venceu as eleições presidenciais com 80,23% dos votos, no dia seguinte ao escrutínio marcado por violência e acusações de fraude.