
Dos Açores à Madeira: as ilhas atlânticas portuguesas
O que têm para nos oferecer as ilhas atlânticas portuguesas? Muito, seja qual for a ilha escolhida para as férias. Fizemos-lhe um guia de viagem.
O que têm para nos oferecer as ilhas atlânticas portuguesas? Muito, seja qual for a ilha escolhida para as férias. Fizemos-lhe um guia de viagem.
O estudo teve como objetivo identificar as áreas utilizadas por espécies como aves marinhas, tubarões ou baleias para "comportamentos importantes como alimentação, descanso e migrações".
O amoníaco libertado pelos excrementos dos pinguins pode aumentar a formação de nuvens.
Afonso Ferreira e Graça Sofia Nunes foram estudar o impacto das alterações climáticas no fitoplâncton e passarão quase um mês com 20 horas de luz por dia.
Estudo alerta que os números podem ser só "a ponta do iceberg", porque muitos países costeiros não têm estimativas.
Conheça os trilhos, onde comer, dormir e o que visitar na maravilha do Atlântico.
Passou do jornalismo à realização de documentários, usando parapentes para filmar entre montanhas. Deixa o alerta: "Não podemos esperar poluir este planeta e, ao mesmo tempo, contar com ele para nos fornecer alimentos saudáveis, água potável e oxigénio limpo para respirar. É uma coisa ou outra."
A ingestão destes pedaços de plástico inflama o trato digestivo e faz com que os tecidos fiquem cicatrizados e desfigurados, afetando a digestão, o crescimento e a sobrevivência.
"O oceano é meio de subsistência. E o oceano está com problemas. A Humanidade tem travado uma guerra sem sentido e autodestrutiva contra a natureza. O oceano está na linha de frente da batalha, o que significa que os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, na sigla em inglês], como Cabo Verde, também o estão", apontou António Guterres.
"Algumas centenas" papagaios-do-mar têm aparecido "mortos e outros maltratados" em praias do concelho de Peniche, confirma comandante da Capitania.
Desde 2016, altura em que a prática de reabastecimento de navios em alto mar começou, registou-se uma queda de 85% na população destes animais.
Serão discutidas no Parlamento e no Conselho Europeus e pretendem vincular Estados-membros a medidas concretas.
De acordo com o relatório, elaborado pelo Instituto alemão Alfred Wegener, o Mediterrâneo ultrapassou o limite de concentração de microplásticos a partir dos quais é provável que ocorram "riscos ecológicos significativos".
Com as alterações climáticas surgem novas espécies de peixes nas águas nacionais, as aves mudam comportamentos e "há um movimento para norte".
O primeiro-ministro declarou o derrame um desastre nacional. Parte das águas turquesa do arquipélago ficou manchada de negro, ameaçando mangais e afetando aves marinhas e répteis.
Relatório ressalva um "nota positiva" que é "a eficácia das ações de conservação da natureza", mas que houve perdas de populações que chegam aos 80%.