
Eles ainda querem ser professores
A profissão é pouco atrativa e nos últimos anos milhares abandonaram o ensino, mas ainda há quem queira dar aulas. Conheça três jovens em contracorrente e as suas motivações.
A profissão é pouco atrativa e nos últimos anos milhares abandonaram o ensino, mas ainda há quem queira dar aulas. Conheça três jovens em contracorrente e as suas motivações.
O brincar não se institucionaliza. O brincar não é e nem deve constituir-se como uma disciplina curricular nem deve estar sujeita a avaliação. Brincar não é possível escolarizar no desenvolvimento da criança.
Ajudou a escrever o primeiro programa de Governo de Cavaco Silva, mandaram-no ficar mais quieto no parlamento. E quando os ilustres do PSD fugiram de uma eleição perdida, em Lisboa, Cavaco chamou-o: “Você vai concorrer. Ninguém lhe exige que ganhe".
Dois hobbies diferentes que completam uma rotina preenchida. Com 9 anos, a algarvia sonha em ser modelo
Aprende a dançar com a mãe e batizou a professora de "rainha" por ensiná-la a ler e a escrever. Tem 8 anos e sonha conhecer o mundo.
Redução do número de alunos por turma, respeito pelos horários de trabalho, eliminação das tarefas burocráticas e administrativas e o fim do processo de municipalização são algumas das 12 reivindicações apontadas no texto. Docentes pedem também redução para 22 horas semanais da componente letiva.
Faltam professores, o plano de recuperação das aprendizagens fica atrasado, assim como a chegada dos 600 mil computadores. E os alunos desesperam.
Segundo os responsáveis ministeriais, trata-se da II fase da "Estratégia Nacional de Testes" para SARS-CoV-2" e, "como é habitual, estas informações foram já remetidas às escolas".
Foram realizados testes a trabalhadores docentes e não docentes do ensino pré-escolar e 1.º ciclo foram testados na semana passada. Destes, apenas 80 resultaram positivo - uma taxa de positividade inferior a 0,1%.
Escola Básica Teixeira de Pascoais ficou sem água devido a uma rotura num ramal. Alunos ficam em casa até sexta-feira.
Prolongamento do projeto Escola a Tempo Inteiro aos alunos do 2º ciclo vai ser testado em dez agrupamentos já no próximo ano letivo.
No pré-escolar os alunos começam logo a aprender sobre finanças. Na primária, já sabem programar. E os mais velhos têm clubes de robótica, aulas de biologia ou aprendem a danças como profissão.
O Governo quer mudar os concursos de professores para dar mais estabilidade aos docentes e acabar com os "chumbos" até ao nono ano.
Programa do Governo, aprovado este sábado em Conselho de Ministros, quer mudar os concursos de professores para dar mais estabilidade aos docentes e também lançar um plano para acabar com os ‘chumbos’ no ensino básico.
Componente letiva inicia-se pelas 08:30 e termina pelas 13:30, "para deixar espaço para a brincadeira", explica o município.
O sindicato de professores "exige ser parte envolvida na negociação do diploma setorial para a Educação".