Rastos de condensação dos aviões podem ser evitados e Portugal pode contribuir
Estudo foi divulgado pela associação Zero
Estudo foi divulgado pela associação Zero
Em 2024, cada português gerou cerca de 25 kg de resíduos têxteis. E, especialmente pelo Natal, o consumo não dá sinais de abrandamento. Falámos com Susana Fonseca, da associação ZERO.
A associação Zero alerta que é preciso preparar Portugal para a adaptação a um clima mais quente, principalmente no que respeita às ondas de calor e à preparação das habitações "com prioridade para o isolamento, mas também com instalação de equipamentos de refrigeração".
Recordando que a publicidade ao tabaco foi proibida por representar um risco grave para a saúde, a Zero diz que "faz cada vez menos sentido permitir que as empresas de combustíveis fósseis continuem a usar o poder da publicidade para normalizar, promover e até embelezar produtos que comprometem a saúde ambiental, agravam doenças respiratórias e cardiovasculares e aceleram a degradação climática".
Em causa está um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente segundo o qual 43% dos "frigoríficos em fim de vida (...) estão a ser encaminhados para destinos ilegais, originando a libertação do gás refrigerante para a atmosfera".
A Zero considera que o plano de expansão da Linha Vermelha, na sua forma atual, "não conseguirá atingir a redução de emissões que seria possível e necessária, nem promoverá um aumento significativo na utilização de transporte público".
A associação ambientalista refere que desde o início da época balnear (01 de maio) já foi desaconselhado ou proibido banhos em 46 praias, mais 17 do que em período semelhante do ano passado.
É melhor optar por uma árvore de Natal natural ou artificial? E como reduzir a pegada ambientar nas refeições? A associação Zero dá respostas a estas perguntas.
Em Morgade, Montalegre, uma das localidades concessionadas no caso que levou à demissão do primeiro-ministro, associações opõem-se à extração de lítio desde 2019. Estudo da APA apresenta "lacunas e imprecisões", e Associação ZERO diz que as consequências "não são residuais".
A associação Zero entendeu que a redução nas portagens é "um subsídio à rodovia e aos combustíveis fósseis, o que choca violentamente com as boas práticas em termos de políticas públicas ambientalmente responsáveis".
Associação Zero alerta para agravamento da qualidade da água nas praias nesta época balnear. Albufeira é o concelho do País com maior número de praias afetadas por qualidade imprópria e / ou interdições.
De acordo com a associação, os atrasos no avanço da implementação de fontes renováveis devem-se a falhas de licenciamento.
Associação apela a Governo e parlamento para que deem "rápido seguimento às conclusões" do Grupo de Trabalho para o Estudo e Avaliação do Tráfego Noturno do Aeroporto Humberto Delgado.
Francisco Ferreira, presidente da ZERO, espera que a remodelação governamental conduza à separação das secretarias do Ambiente e da Energia. "Neste momento há temas que estão a ficar para trás”.
A proposta mereceu desde logo críticas que recordaram que os níveis de ruído no aeroporto de Lisboa ultrapassam os limites legais.
Numa avaliação feita aos países da União Europeia, Portugal é dado como um bom exemplo. Mas as ONG's Associação Zero e Sciaena alertam para a falta de responsabilidade dos produtores e para as falhas na recolha seletiva para reciclagem.