
Afeganistão: Joe Biden defende "sucesso extraordinário" de retirada de norte-americanos e aliados
O presidente dos EUA reiterou que o fim da presença militar no Afeganistão é o melhor para os futuros interesses do país.
O presidente dos EUA reiterou que o fim da presença militar no Afeganistão é o melhor para os futuros interesses do país.
Os últimos soldados norte-americanos abandonaram o país antes do prazo estabelecido para esta terça-feira, encerrando a guerra mais longa da história do Afeganistão.
Até agora, o número total ascende a 170 mortos, entre os quais soldados norte-americanos, e há pelo menos 150 feridos, disse uma fonte próxima dos líderes talibãs, citada pela agência Efe.
A ponte aérea de resgate em Cabul: no solo, "parece um formigueiro de grandes aviões, mas bem organizado", descrevem os pilotos. Entre aterragem e descolagem, aviões têm apenas meia hora.
O caos no aeroporto de Cabul ficará como ícone de um abalo profundo à semelhança da evacuação de Saigão, em 1975, ou da invasão da embaixada em Teerão em 1979. O que espera os afegãos? A análise de João Carlos Barradas.
O governo dos Emirados Árabes Unidos invocou "razões humanitárias" para receber Ashraf Ghani e os seus familiares. Nas últimas 24 horas foram evacuados mais de 5 mil afegãos.
"O que vai acontecer agora às gerações mais novas? O que vai ser das crianças e dos direitos das mulheres", questiona-se Elena, uma refugiada de 21 anos a viver num campo de migrantes em Lesbos.
Com a reconquista do Afeganistão milhões de mulheres terão de usar burca e poderão ser impedidas de estudar. Talibãs asseguram que mulheres podem trabalhar e estudar, desde que respeitem a sharia.
Vídeos mostram soldados a usarem os aparelhos do ginásio presidencial, mas também a andar em carrinhos de choque e nos carrosséis de um parque de diversões.
A droga, os impostos e a exploração de minas são algumas fontes de rendimento. Durante o ano de pandemia, a quantidade de droga apreendida cresceu.
Doze portugueses "já foram retirados, a grande maioria trabalhava para a segurança da delegação da União Europeia" em Cabul, explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros, adiantando que "falta retirar alguns portugueses que ainda estão em atividade operacional no aeroporto".
Cadeia televisiva Al Jazeera captou em exclusivo a entrada dos talibã no Palácio Presidencial, horas depois da fuga do presidente Ashraf Ghani.
"Conseguimos uma vitória que não era esperada (...), devemos mostrar humildade perante Alá", disse o número dois do movimento talibã, o mullah Baradar Akhund.
O número de refugiados a receber em Portugal ainda está a ser avaliado. Ministro da Defesa disse não ter conhecimento de cidadãos portugueses no Afeganistão neste momento.
Ashraf Ghani rumou ao Tajiquistão. Cabul está a ser tomada pelos talibã, que já controlam vastas zonas do Afeganistão.
Malala Maiwand trabalhou como apresentadora na estação de televisão local Enakas e desempenhou um papel ativo na sociedade civil como ativista. Em novembro, outros dois jornalistas foram assassinados.