
Hospital de Loures avança com consultas de obstetrícia realizadas por enfermeiros
Esta solução "permite que os médicos obstetras se dediquem a situações de maior complexidade".
Esta solução "permite que os médicos obstetras se dediquem a situações de maior complexidade".
Diversas Sociedades médicas, incluindo a Sociedade Portuguesa de pneumologia e outras cinco, recomendam medidas preventivas contra o Vírus Sincicial Respiratório para reduzir hospitalizações e proteger grupos de risco.
Para os dois médicos ouvidos pela SÁBADO a pseudoefedrina é vista de forma diferente. Lúcio Meneses apela ao cuidado na sua mistura com outros medicamentos; Rui Nogueira considera que o seu contributo para doenças cardiovasculares é residual.
As estimativas do vacinómetro mostram que 57% das grávidas já se vacinaram, sendo que metade diz que o fez por recomendação do médico.
Ainda no âmbito dos grupos prioritários definidos pela DGS, o Vacinómetro refere que 32,3% das pessoas com doença crónica já terão sido vacinadas, uma percentagem bastante superior aos 11,9% registado na última campanha de vacinação.
O Governo abriu cerca de 900 vagas para Medicina Geral e Familiar, que representaram mais 40% do número de recém-formados, com o objetivo captar mais profissionais para os cuidados de saúde primários.
O bastonário lembrou a importância da Medicina Geral e Familiar nos cuidados de saúde, não só pela atividade que desempenha, mas porque acaba por "aliviar os hospitais".
De acordo com o estudo, 70% dos doentes sem registo de diagnóstico não teve tratamento nos últimos 12 meses, o que mostra a "necessidade de medidas para melhorar o acesso ao diagnóstico e acompanhamento da doença".
Uma equipa multidisciplinar quer aplicar um teste nos cuidados de saúde primários. Hiperatividade e défice de atenção não diagnosticadas podem causar problemas relacionais e no emprego.
De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, os resultados obtidos continuam a mostrar a confiança dos portugueses na vacinação.
Numa altura em que a incidência da gripe continua a aumentar, os especialistas recomendam cuidados como a hidratação, a medicação para a febre e o repouso para enfrentar os primeiros sintomas.
Entre os profissionais de saúde o total de vacinados não chega a metade, com uma taxa de cobertura de 43,9% entre os que têm contacto direto com doentes.
“Preocupados, desanimados, tristes e pouco valorizados.” Assim se sentem os médicos de família em Portugal, alerta o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, numa entrevista ao Portugal Health Summit, uma iniciativa do Jornal de Negócios, da Sábado e da Lusíadas Saúde.
Para sábado estão agendadas marchas em Lisboa, Porto e Coimbra contra a "degradação do SNS", convocadas por vários sindicatos e com a participação de movimentos de utentes, uma iniciativa para reivindicar um "investimento sério" neste serviço público.
Casas mais baratas, deslocações pagas e apoios nas contas da água. As autarquias em zonas remotas e envelhecidas fazem tudo para segurar estes profissionais de saúde. Os utentes ganham anos de vida – e os clínicos também.
Segundo a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar bastavam mil médicos para resolver a falta de médicos de família de 1,3 milhões de portugueses.