Sábado – Pense por si

Ana Taborda

O pintor Moita Macedo, visto pelo filho Paulo

Começou por pintar na sala da sua casa, em Queluz, mas também nos escritórios da Siderurgia Nacional, onde conheceu António Champalimaud. Católico e comunista, dizia poemas de improviso, desenhava obsessivamente, conviveu com Almada Negreiros e Júlio Pomar.

A queda de um magnata

Contamos a história das dificuldades financeiras do mais novo herdeiro de António Champalimaud, fomos ver alguns exemplos do novo fenómeno no negócio da restauração e perguntámos aos criadores o que fazem às obras que mais detestam.

O privilégio de fazer uma fundação

Nascida em 2005 a Fundação Champalimaud tem sido sempre liderada por Leonor Beleza, que foi escolhida por António Champalimaud, e que se dedica à investigação científica na saúde por vontade do seu instituidor.

Leonor Beleza: direito por vocação, saúde por opção

O Negócios e a PwC entregaram na noite de quarta-feira os prémios Excellens Oeconomia, com os quais reconhece os melhores e aqueles que se afirmam pela sua actuação. Na edição deste ano, o prémio personalidade foi atribuído a Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, enquanto o galardão que distingue a empresa do ano foi entregue à TMG Automotive. O júri decidiu ainda seleccionar cinco empresas que renasceram das cinzas após os incêndios do Verão passado.

Marcelo dá Ordem de Mérito a Champalimaud

Distinção foi entregue durante a entrega do Prémio António Champalimaud Visão 2016. Christine Holt, Carol Mason, John Flanagan e Carla Shatz receberam um milhão de euros

Carlos Santos Silva investiu 3,7 milhões em dívida do GES

O empresário amigo de José Sócrates investiu em papel comercial e unidades de participação da ESI, holding falida da família Espírito Santo, noticia o jornal "Sol", adiantando que a lista de investidores incluiu ainda ex-ministros e fundações.

Um milhão de euros para combater a cegueira em África

O prémio António Champalimaud de Visão 2011, no valor de 1 milhão de euros foi atribuído esta sexta-feira ao Programa Africano de Controle da Oncocercose (APOC) ou cegueira dos rios, pelo seu contributo no combate à cegueira em 19 países, entre os quais Moçambique, Guiné e Angola.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30