
PCP nomeia ex-deputados para assessores parlamentares
Os ex-deputados Bruno Dias, Duarte Alves e Alma Rivera foram nomeados assessores do grupo parlamentar do Partido Comunista após falharem a reeleição no último sufrágio.
Os ex-deputados Bruno Dias, Duarte Alves e Alma Rivera foram nomeados assessores do grupo parlamentar do Partido Comunista após falharem a reeleição no último sufrágio.
São quatro as áreas em que o PCP faz incidir as suas propostas: habitação, educação, saúde e impostos.
A bancada parlamentar do Chega é acusada de fazer piadas racistas, provocações, ruídos de animais à passagem de deputados, interrupções e ataques misóginos.
No dia anterior, os deputados tinham já debatido as propostas relativas à água, concordando com a consagração do direito a água potável e saneamento básico.
Parlamento discutiu pela quarta vez a lei da morte medicamente assistida. Nova formulação conta com o apoio de PS, BE, IL, PAN e Livre. Chega e PCP estão contra. PSD dá liberdade de voto e insiste na necessidade de um referendo na próxima sessão legislativa.
Rui Abrunhosa Gonçalves assinalou ainda a "percentagem elevada de baixas" e o envelhecimento dos guardas prisionais e técnicos.
Todos os partidos se manifestaram contra a proposta do Chega, considerando-a um retrocesso civilizacional ou "uma linha vermelha" inultrapassável.
No debate parlamentar fixado pelo PCP sobre habitação, Mariana Mortágua, do BE, criticou o PS por rejeitar propostas legislativas, nomeadamente dos bloquistas, e disse que as pessoas merecem mais do que ser apenas protegidas de despejos, "precisam de segurança".
Economista tem 31 anos. Integrou a comissão de inquérito às perdas do Novo Banco imputadas ao Fundo de Resolução.
O PS "chumbou" a audição no parlamento do presidente da Câmara de Setúbal, defendendo que se trata de uma "questão institucional".
Os antigos deputados comunistas não foram eleito nas últimas legislativas, mas irão servir como assessores do Grupo Parlamentar do Partido Comunista.
Deputada é membro do Comité Central do PCP e substitui João Oliveira, que era líder parlamentar desde 2013.
Em termos de síntese das sínteses: a questão não está colocada", respondeu Jerónimo de Sousa, depois de questionado sobre a sua sucessão no partido.
O membro da Comissão Política do Comité Central do PCP acrescentou que votar na coligação também "são determinantes para impedir que PS se entregue nos braços de PSD, como nestes dias vem admitindo fazer".
A CDU propõe também a redução do preço do passe metropolitano para os 30 euros, eliminando a distinção que há atualmente entre quem viagem em apenas um dos concelhos da AML e quem percorre todos, e a gratuitidade até aos 18 anos.
A deputada comunista Alma Rivera sustentou que as contratações de docentes anunciadas pelo Governo "continuam a deixar de fora milhares de professores".