
Governo francês confirma duas mortes relacionadas com o calor
A ministra da Transição Ecológica salientou em conferência de imprensa que os bombeiros tiveram de intervir para prestar assistência de emergência a cerca de 300 pessoas.
A ministra da Transição Ecológica salientou em conferência de imprensa que os bombeiros tiveram de intervir para prestar assistência de emergência a cerca de 300 pessoas.
O alerta laranja devido às previsões de trovoada para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vigora entre as 18h de terça-feira e as 3h de quarta-feira.
Mensagens começaram a ser enviadas pelas 17h15 de segunda-feira.
A partir das 00h00 de sábado e até às 12h de domingo, o alerta passa a laranja para estes distritos, devido a "nevoeiro, que poderá ser gelado, com persistência superior a 72 horas, em especial em zonas de vale".
Uma tempestade de neve atingiu França esta manhã, com mais de 50 localidades em alerta laranja devido à ocorrência também de gelo e ventos.
Duas semanas após as inundações que mataram mais de 200 pessoas, há novas localidades em alerta vermelho.
Enquanto o mundo aguardava o embate de mais uma dantesca tempestade, senti-me impelida a revisitar o conjunto extraordinário de catástrofes naturais que se abateram sobre as mais diversas regiões do globo nos últimos meses.
De Norte a Sul, os céus iluminaram-se com a trovoada. O mau tempo fica para o fim de semana e a Proteção Civil colocou oito distritos em alerta laranja.
O estado do tempo em Portugal continental está a ser condicionado por uma "depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão".
Ao longo do dia a região litoral Norte e Centro foi a mais afetada, enquanto nas últimas horas foi a região Sul, do distrito de Faro, a ter o maior número de ocorrências.
"É expetável que aconteça também a possibilidade de fenómenos extremos de vento a sul do rio Tejo, com mais incidência no Baixo Alentejo e no Algarve", acrescentou responsável da Proteção Civil. Alerta válido por 24 horas.
É recomendado que a população evite deslocações desnecessárias.
"A informação que temos é que todo o continente será afetado por precipitação intensa, vento forte e agitação marítima", alertou Patrícia Gaspar.
É recomendado que a população evite deslocações desnecessárias.
A previsão do aumento da queda de chuva faz com que quatro desses cinco distritos passem a alerta vermelho [o mais grave da escala] às 00:00: Porto, Viana do Castelo, Braga e Aveiro.
Podem ocorrer inundações, trovoadas e rajadas fortes de vento.