Mau tempo: Rio Tâmega galga margens em Chaves, moradores e comerciantes alertados
Presidente da Câmara referiu que, nesta fase, não há edifícios ou estabelecimentos comerciais "em risco".
Presidente da Câmara referiu que, nesta fase, não há edifícios ou estabelecimentos comerciais "em risco".
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os fortes e atípicos nevões provocaram perturbações significativas na rede rodoviária e ferroviária.
Companhias aéreas têm de suspender 15% dos voos no aeroporto Charles de Gaulle até às 20h00 e no aeroporto de Orly até às 23h30.
Em Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo as ondas podem chegar aos 10 metros.
As ocorrências que mais se registaram foram inundações (52), seguidas de quedas de árvores (49) e queda de estruturas (26).
A ministra da Transição Ecológica salientou em conferência de imprensa que os bombeiros tiveram de intervir para prestar assistência de emergência a cerca de 300 pessoas.
O alerta laranja devido às previsões de trovoada para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vigora entre as 18h de terça-feira e as 3h de quarta-feira.
Mensagens começaram a ser enviadas pelas 17h15 de segunda-feira.
A partir das 00h00 de sábado e até às 12h de domingo, o alerta passa a laranja para estes distritos, devido a "nevoeiro, que poderá ser gelado, com persistência superior a 72 horas, em especial em zonas de vale".
Uma tempestade de neve atingiu França esta manhã, com mais de 50 localidades em alerta laranja devido à ocorrência também de gelo e ventos.
Duas semanas após as inundações que mataram mais de 200 pessoas, há novas localidades em alerta vermelho.
Enquanto o mundo aguardava o embate de mais uma dantesca tempestade, senti-me impelida a revisitar o conjunto extraordinário de catástrofes naturais que se abateram sobre as mais diversas regiões do globo nos últimos meses.
De Norte a Sul, os céus iluminaram-se com a trovoada. O mau tempo fica para o fim de semana e a Proteção Civil colocou oito distritos em alerta laranja.
O estado do tempo em Portugal continental está a ser condicionado por uma "depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão".
Ao longo do dia a região litoral Norte e Centro foi a mais afetada, enquanto nas últimas horas foi a região Sul, do distrito de Faro, a ter o maior número de ocorrências.