
Coligação liderada pelo PS vence metade das assembleias de freguesia de Lisboa
A CDU manteve a liderança de Carnide e a coligação PSD/CDS-PP/IL venceu 11 assembleias de freguesia. PS recuperou Arroios.
A CDU manteve a liderança de Carnide e a coligação PSD/CDS-PP/IL venceu 11 assembleias de freguesia. PS recuperou Arroios.
Manuel Rodrigues saudou "o nível de participação que se registou durante todo este ato eleitoral" e destacou o "contributo que a CDU deu para que, através dos seus muitos candidatos, se trouxesse para o plano da discussão as questões locais".
A afluência às urnas para as eleições autárquicas de hoje até às 16h situava-se em 43,42%, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, valor superior ao registado à mesma hora há quatro anos.
Pela primeira vez a direita não vai governar Viseu e Ana Abrunhosa já falou aos jornalistas como vencedora em Coimbra. PSD mantém Lisboa e recupera o Porto.
Em 2021 a afluência à mesma hora era de 42,3%.
O Presidente da República falou da importância das eleições de hoje numa altura em que "os problemas locais ganham muito relevo, devido ao dinheiro que está aí para ser gasto".
"Lamento apenas que a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna não tenha tido os boletins em braile. Já recebemos essa reclamação", informou.
Mariana Leitão vai ainda viajar para o Porto, onde a IL organiza a sua noite eleitoral.
Quase 22% dos eleitores votaram até ao meio-dia. Urnas vaõ estar abertas até às 19h.
A coordenadora do BE reconhece que chegou numa fase "mais final" à campanha , mas que sentiu "muita energia" por parte das pessoas que querem "mudar as suas terras".
“Tudo o que um democrata não quer é a abstenção. A participação democrática é fundamental", disse o líder do CDS.
Registaram-se algumas situações de falta de membros nas mesas mas que ficaram resolvidas antes da abertura das mesas, revelou a CNE.
Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do MAI.
Para Luís Montenegro, estas eleições apresentam aos votantes um "registo de maior proximidade dos problemas mais prementes das vidas das famílias".
Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia.
O presidente do PSD foi questionado sobre a libertação dos cidadãos marroquinos intercetados em agosto no Algarve por ter sido ultrapassado o prazo máximo de detenção.