Anos de 2025 foi um dos três mais quentes de que há registo
Foi também a primeira vez que a média da temperatura em três anos ultrapassou o limite estabelecido no Acordo de Paris de 2015, de 1,5 graus Celsius desde a era pré-industrial.
Foi também a primeira vez que a média da temperatura em três anos ultrapassou o limite estabelecido no Acordo de Paris de 2015, de 1,5 graus Celsius desde a era pré-industrial.
O acordo permitirá à UE atualizar os seus planos climáticos em preparação para a próxima conferência climática COP30, organizada pelas Nações Unidas em Belém, no Brasil.
A COP30, a chamada “COP da Implementação” decorre entre os dias 10 e 21, em Belém, Brasil, e apela à transformação dos compromissos climáticos em ações concretas.
Vários países como Espanha, Japão, Austrália e várias províncias da China anunciaram esta semana terem medido níveis históricos de calor relativos ao mês de agosto.
Desde junho passado, o globo tem batido recordes de calor todos os meses, contribuindo para isso ondas de calor marítimas em vastas áreas oceânicas.
Valerá a pena o ativismo climático dentro do sistema? Os quatro jovens que, esta terça-feira, atiraram tinta verde ao ministro Duarte Cordeiro e ao jornalista Pedro Santos Guerreiro acreditam, certamente, que não.
Advogada frisou que os jovens é que sofrerão os danos "durante as suas vidas, a menos que os Estados assumam as suas responsabilidades".
Guterres salientou que devem ser feitos esforços imediatos "para acabar com a subida do custo de vida e aumentar a liquidez nos países em desenvolvimento".
"Eu não consigo aceitar que me digam que a liderança está na rua. Porque no dia em que a liderança estiver na rua não haverá justiça climática", disse Matos Fernandes.
"Conseguimos muito e, a nível pessoal, dediquei muito tempo nos últimos dois anos... e, claro, só dormi umas seis horas nas 72 anteriores. Foi um momento emotivo", disse.
Ao mesmo tempo, a pegada climática dos 50% mais pobres deve manter-se bem abaixo desse limite.
Durante uma ação de protesto relacionada com a cimeira do clima em Glasgow, a ativista sueca afirmou que a verdadeira liderança na luta ambiental está "fora" e não dentro do recinto da reunião.
Relatório da Agência Internacional de Energia avisa que, ao ritmo atual, as emissões de carbono só serão reduzidas em 40% até 2050 - abaixo da meta proposta para a neutralidade carbónica (60%).
As maiores espécies de coral - especialmente os que apresentam forma de mesa e ramificados - foram as mais afetadas.
Organização Meteorológica Mundial aponta que a temperatura média global no ano passado foi de 1.1 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
A produção de eletricidade é responsável, em Portugal, segundo a Zero, por um quinto do total de emissões de gases.