Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

As façanhas de Adriano Moreira, "mestre" em democracia e ditadura

Combateu nos tribunais o Estado Novo, a quem serviu como ministro. Acabou com o apartheid colonial e demitiu-se após pressões de Salazar. Foi figura máxima do CDS em democracia. A vida de Adriano Moreira confunde-se com a história do século XX.

A lagartixa e o jacaré

A guerra civil e a história

Em vários momentos da nossa história os portugueses mostraram como a frase salazarista sobre a bondade “dos nossos costumes” é completamente falsa. Estivemos em guerra civil durante anos no início do século XX, tivemos a nossa quota de assassinatos políticos na Monarquia e na República.

António Luís Marinho

Angola, 15 de março de 1961: O mistério do telegrama desaparecido

Na manhã de 15 de março, um ataque de populares africanos, dirigidos pela UPA, a dezenas de fazendas no norte de Angola, causou milhares de mortos, entre europeus e africanos, numa onda de extrema violência, que iria motivar uma resposta igualmente violenta.

Morreu Manuel Homem de Mello, aos 88 anos

Figura ligada ao Estado Novo, defendeu em 1962 uma solução política para o Ultramar. Deputado e embaixador de Portugal na ONU, esteve em algumas tentativas fracassadas de demitir Salazar.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)