
Três estradas condicionadas nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Porto devido aos incêndios
A A28, no distrito de Viana do Castelo, a EN304, em Vila Real, e a EN207 no Porto estavam hoje condicionadas.
A A28, no distrito de Viana do Castelo, a EN304, em Vila Real, e a EN207 no Porto estavam hoje condicionadas.
Utentes temem que "numa outra conjuntura alguém venha repor as portagens". "Foi a luta que acabou com as portagens, não foi a bondade de ninguém", salienta porta-voz.
As portagens são esta quarta-feira abolidas na A4, A13 e A13-1, A22, A23, A24, A25 e A28.
A decisão abrange oito antigas Scut: A4 - Transmontana e Túnel do Marão; A13 - Pinhal Interior; A22 - Algarve; A23 - Beira Interior; A24 - Interior Norte; A25 - Beiras Litoral e Alta; e A28 - Litoral Norte.
O ministro das Infraestruturas disse que vê com tranquilidade a promulgação da eliminação das portagens nas ex-Scut, apesar de discordar, e defendeu que devia ser revisto o valor das portagens de todo o país.
O "Manifesto Porto Sem Portagens" tem o objetivo de fazer pressão política junto do Governo e do parlamento para abolir as portagens no distrito do Porto.
O objetivo desta proposta, que entra em vigor em 1 de janeiro de 2025, é acabar com as portagens na A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 - Pinhal Interior, A22 - Algarve, A23 - Beira Interior, A24 - Interior Norte, A25 - Beiras Litoral e Alta e A28 - Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
A proposta do PS pretende acabar com as portagens em oito autoestradas
O Chega tinha apresentado primeiramente um projeto de resolução para a isenção gradual do pagamento de portagens "no prazo de seis anos" e para a redução das portagens ainda em 2024 em 15% e de 25% no caso das vias do interior e Algarve.
O parlamento aprovou na generalidade o projeto de lei do PS. Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.
O projeto-lei será assim aprovado na generalidade. "O Chega defendeu em campanha eleitoral, de forma clara e explícita, o fim de todas as portagens", afirmou André Ventura.
Quer unir o PSD, mas não poupa o adversário, porque é preciso vincar diferenças: não quer uma campanha mole, Montenegro foi ambíguo com o Chega, atacou o líder eleito e tirou o tapete a Rangel. Em quem votou nas diretas? É segredo.
Grupo assaltou bombas de gasolina desde novembro de 2020 até ser desmantelado em junho de 2021. Homem de 33 anos estava em fuga desde então. De forma violenta arrancavam montras e grades e não hesitavam a disparar contra a polícia.
Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial garante que, mesmo sem orçamento, os descontos na taxa de portagem das autoestradas ex-SCUT vão continuar no próximo ano.
Entidade verificou que o desconto real que entrou em vigor no dia 1 de julho foi de 30%, quando a lei aprovada na Assembleia da República definiu 50%.
O Governo vai avançar com a redução das portagens nas ex-SCUT, as antigas vias com portagens sem custos para o utilizador.