Sábado – Pense por si

Lucília Galha

Travar o envelhecimento - os últimos avanços da ciência

Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.

A aposta no antiaging

Atrasar o envelhecimento pode parecer magia, mas é possível, e há cada vez mais maneiras e técnicas de o conseguir (até com o recurso a moléculas ou transfusões de sangue). E ainda: o escândalo com o alegado desfalque de 220 mil euros na agência dos famosos; o aumento das escolas internacionais

Rui Avelar

O obscuro mundo da causa animal

Há suspeitas de experimentação ilegal, tráfico, transfusões de sangue, uso de animais como isco para treino de cães de luta. "A causa animal é terreno fértil para gente oportunista", diz a presidente do GIRA.

Marco Alves

O novo elixir da juventude

Idosos a receber transfusões de menores de 25 anos? A luta contra o envelhecimento continua.

O privilégio de fazer uma fundação

Nascida em 2005 a Fundação Champalimaud tem sido sempre liderada por Leonor Beleza, que foi escolhida por António Champalimaud, e que se dedica à investigação científica na saúde por vontade do seu instituidor.

Leonor Beleza: direito por vocação, saúde por opção

O Negócios e a PwC entregaram na noite de quarta-feira os prémios Excellens Oeconomia, com os quais reconhece os melhores e aqueles que se afirmam pela sua actuação. Na edição deste ano, o prémio personalidade foi atribuído a Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, enquanto o galardão que distingue a empresa do ano foi entregue à TMG Automotive. O júri decidiu ainda seleccionar cinco empresas que renasceram das cinzas após os incêndios do Verão passado.

Lucília Galha

Especial SÁBADO. Quer viver até aos 100 anos?

Transfusões de sangue de novos para velhos, um medicamento para a diabetes que pode ser uma pílula de juventude e manipulações de genes de espécies supercentenárias podem levá-lo a viver mais e sem doenças. Não, nada disto é ficção científica

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana