
Ana Gomes: a 'insider' contestatária @Model.HTag>
Revolucionária, diplomata, política, eurodeputada. Ana Gomes esteve sempre perto do poder, mas conservou as arestas - e uma persistência, idealista, que diz ter herdado da mãe.
Revolucionária, diplomata, política, eurodeputada. Ana Gomes esteve sempre perto do poder, mas conservou as arestas - e uma persistência, idealista, que diz ter herdado da mãe.
Nesta edição, pode ler a história do maior ataque em democracia a um direito fundamental: a liberdade de imprensa. Mas não espere grandes consequências. No final, todos acabam com "Muito Bom" na avaliação.
Não falo de agentes, mas de instituições: temos demasiadas polícias. Assim, mais importante que a guerra pelo controlo do Ministério da Administração Eterna seria um SEF conservado no que tem de bem e liberto do mal.
O Ministério Público está a investigar o presidente e o próprio Conselho de Fiscalização dos serviços de informações portugueses. Estão em causa suspeitas de violação de segredo de Estado e eventuais crimes de corrupção.
Serviço de Informações de Segurança diz que Covid-19 fez acelerar "exponencialmente" no primeiro semestre do ano o "registo de ciberataques" até "como meio da própria espionagem, sabotagem, subversão e criminalidade organizada e grave".
Com um passado ligado a suspeitas de cobranças difíceis e recolha de informação judicial para privados, o inspetor Álvaro Negrão foi recrutado diretamente pelo diretor do DCIAP para trabalhar nas investigações mais sensíveis do País.
A JSD/Lisboa vai organizar evento para discutir “proteção de dados e cibersegurança” em tempos de Covid-19 e convidou o antigo diretor do SIED, condenado no caso das "secretas", e o professor de Direito acusado de ser o verdadeiro autor do livro de Sócrates "A Confiança no Mundo".
Ex-espião revela à SÁBADO alguns segredos da espionagem portuguesa, apontando várias ilegalidades. Carvalhão Gil já foi condenado a sete anos de prisão.
Mariana Gomes Machado trabalhará apenas no processo AIMinho, com 126 arguidos, cuja instrução já se arrasta desde o verão do ano passado. O tribunal dos poderosos tem agora cinco juízes em funções.
Proponho-lhe o seguinte: liberte-se do acessório. Só assim conseguimos ir além do jogo de sombras que é comum em casos destes. Faça-me a vontade, nem que seja durante o tempo que demorar a ler isto.
Assumem identidades falsas e até podem fabricar uma carreira como médico ou professor. Montam acções de vigilância e juntam-se em grupos de três para seguirem discretamente os suspeitos. O dia-a-dia dos agentes secretos portugueses.
Forte Velho de Santo António da Barra, em São João do Estoril, é um dos 191 imóveis que o Governo quer "rentabilizar". Edifício foi cedido em 2018 à Câmara Municipal de Cascais.
Nomeação foi feita pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.
O ex-director do SIED, Jorge Silva Carvalho, lançou um livro polémico sobre os serviços secretos. A SÁBADO revela o que lá está e o que ficou por dizer. Toda a teia de operações ilegais: dos favores no Freeport aos assaltos a partidos.
O Gabinete Coordenador de Segurança integra todas as forças e serviços de segurança, nomeadamente GNR, PSP, PJ e SEF e também os serviços de informações (SIS e SIED).
Maioria dos processos de radicalização violenta continuam a ser vinculados pelo Estado Islâmico mas o fenómeno da extrema-direita começa a ser muito preocupante, referiu um especialista europeu em contraterrorismo.