Repórteres Sem Fronteiras denunciam censura do atual regime militar da Guiné-Bissau
Militares tomaram o poder quarta-feira e suspenderam todos os meios de comunicação social, violando assim o direito à informação.
Militares tomaram o poder quarta-feira e suspenderam todos os meios de comunicação social, violando assim o direito à informação.
O número de jornalistas mortos em Gaza ultrapassa os 210 desde 07 de outubro de 2023, segundo dados da RSF, o que faz deste "o conflito mais letal para repórteres nos tempos modernos".
De acordo com a organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras, a carreira política de Donald Trump "foi em parte definida pela propensão a espalhar falsidades", tendo feito, ao longo do primeiro mandato, "mais de 30.000 declarações falsas ou enganosas".
Maks Levin, cujo corpo sem vida foi encontrado em abril, perto de Kiev, foi "executado a sangue-frio" por tropas russas segundo a Repórteres Sem Fronteiras.
Entidade alerta para o desenvolvimento de meios de opinião que imitam o modelo da rede norte-americana Fox News e para a banalização dos circuitos de desinformação, considerando que estas práticas estão a conduzir ao crescimento da opinião pública fraturada e dividida, de acordo com o relatório.
"Recebemos dezenas e dezenas de pedidos urgentes de retirada", afirmou o secretário-geral da organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras, Christophe Deloire.
País sobe uma posição em relação ao ano passado no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2021, elaborado pelos Repórteres Sem Fronteiras.
A organização denunciou a crescente repressão da liberdade de imprensa na Argélia, depois de o regime ter sancionado o diário local Al-Watan por publicar informações sobre um presumível caso de corrupção.
Este é o número mais baixo dos últimos 16 anos, segundo o relatório anual da organização Repórteres Sem Fronteiras.
Preso em Budapeste a 16 de janeiro, Rui Pinto é referido como um dos principais denunciantes nas revelações que levaram ao escândalo 'Football Leaks', sendo que em Portugal é acusado de acesso ilegítimo, extorsão qualificada tentada e violação de segredo.
Repórteres sem Fronteiras querem que as autoridades portuguesas parem com os procedimentos contra Rui Pinto
No ano passado morreram 65 profissionais dos media no mundo devido à sua profissão.
"Os líderes europeus têm a responsabilidade de defender o jornalismo, não de o enfraquecer", disse o secretário-geral da RSF.
Segundo o relatório da Repórteres Sem Fronteiras, o balanço de 2017 torna-o no ano menos mortífero em 14 anos para os jornalistas profissionais.
348 jornalistas estão detidos em todo o mundo, dos quais 100 foram presos por autoridades turcas. É esse o balanço de 2016 feito pela Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF)
Dados de 2015 da organização Repórteres Sem Fronteiras.