Sábado – Pense por si

Ana Taborda

A vida de luxo da última família real portuguesa

Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.

O luxo da família real

De D. Maria Pia até ao Rei D. Manuel II, a vida luxuosa da última família real portuguesa é o destaque de capa. Mas há mais: ouvimos os miúdos sobre a greve dos professores; assistimos a uma ação de formação contra abusos sexuais de menores; e revelamos os maiores colecionadores de camisolas de futebol

Sónia Bento

O trágico destino de D. Manuel II

De repente, o infante que sonhava reger uma orquestra subiu ao trono. Reinou cerca de dois anos até à implantação da República e exilou-se em Londres, onde se dedicou aos livros.

Sónia Bento

Imagens de um reino desaparecido

O Rei D. Manuel II a caçar, o príncipe D. Luís Filipe mascarado ou a Rainha D. Amélia a cavalo – há imensos registos da família real, que se encontram nas redes sociais.

Marco Alves

A irmã do rei e Salazar: “O telefone do meu quarto tem o número 842021”

Durante 28 anos, Filipa de Bragança combinou encontros com Salazar, pediu favores para amigos, para a Casa Real e para D. Duarte Pio. As cartas que escreveu ao ditador revelam uma grande cumplicidade e intimidade (inclusive com indicações para ele lhe ligar para o quarto às 23h), e quando Salazar morreu tentou desesperadamente reavê-las. O que se passou entre os dois?

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)