
Auriol Dongmo conquista medalha de bronze no lançamento do peso
A bicampeã europeia, de 34 anos, lançou o engenho a 19,26, a sua melhor marca do ano, no seu segundo ensaio, e logrou o terceiro lugar do pódio.
A bicampeã europeia, de 34 anos, lançou o engenho a 19,26, a sua melhor marca do ano, no seu segundo ensaio, e logrou o terceiro lugar do pódio.
O atleta português, que começou o concurso com um lançamento nulo, 'agarrou' o ouro no terceiro ensaio, com um lançamento de 11,20 metros.
A final do lançamento do peso está marcada para sexta-feira, a partir das 19h37 locais (18h37 em Lisboa).
Atleta portuguesa alcançou a melhor classificação de sempre de Portugal no lançamento do peso.
Portuguesa deixou a concorrência a quase um metro. Jessica Inchude foi 4.ª
Portugal soma já cinco medalhas, nomeadamente duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e de Iúri Leitão, no scratch do ciclismo de pista, uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e uma de bronze do canoísta Fernando Pimenta, no K1 500.
A seleção portuguesa conquistou quatro medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitã, uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso e uma de bronze, de Gabriel Lopes na natação.
Na segunda posição ficou a norte-americana Chase Ealy (20,21) e em terceiro a neerlandesa Jessica Schilder (19,46).
Os campeões europeus Miguel Monteiro e Norberto Mourão venceram as medalhas nas provas de lançamento do peso e canoagem, respetivamente. Esta é a prestação menos medalhada de sempre desde a primeira subida ao pódio em Jogos Paralímpicos, em Nova Iorque1984.
No Estádio Olímpico de Tóquio, o atleta de Mangualde, que tinha sido quinto nos Jogos Rio2016 e é campeão europeu da categoria, marcou 10,68 na última tentativa.
A recordista nacional, de 30 anos, igualou os 18,80 metros exigidos para a qualificação direta logo no primeiro lançamento.
Auriol Dongmo, Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona dominaram a competição no lançamento do peso e triplo salto, subiram ao mais alto lugar do pódio e fizeram ouvir "A Portuguesa" na Polónia. É a melhor prestação de sempre de Portugal, que nunca tinha vencido três medalhas de ouro numa competição continental ou internacional de atletismo.
Francisco Belo destacou-se este sábado na Taça da Europa de lançamentos, que decorre até domingo em Samorin, na Eslováquia, ao vencer o lançamento do peso, com a marca de 20,97 metros
Francisco Belo, que se tinha qualificado com o oitavo e pior registo (20,31 metros), entrou com 20,59 metros e marcou 20,97 ao segundo ensaio, superando em sete centímetros a sua anterior melhor marca (20,90), em 17 de fevereiro, em Istambul
Atleta português reconheceu que esperava passar à derradeira fase de forma mais folgada
O atleta português Francisco Belo venceu hoje a prova de lançamento do peso no torneio de pista coberta de Istambul