Doentes urgentes com espera de 17 horas na urgência geral do Hospital Amadora
A espera para os 12 doentes muito urgentes (pulseira laranja) era de 12 minutos e de duas horas e 46 minutos para os 54 doentes pouco urgentes (pulseira verde).
A espera para os 12 doentes muito urgentes (pulseira laranja) era de 12 minutos e de duas horas e 46 minutos para os 54 doentes pouco urgentes (pulseira verde).
De acordo com as escalas de urgência do SNS, atualizadas pelos hospitais, está previsto o fecho no sábado de sete serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia, nomeadamente nos hospitais de Faro, Garcia de Orta (Almada), no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha, e Santo André, em Leiria.
A Direção Executiva do SNS apela à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactem a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
No fim de semana vão estar fechados os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, do Hospital Amadora-Sintra e do Hospital de Santo André.
Estão encerrados os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, o Hospital São Bernardo, em Setúbal, e do Hospital Santo André, em Leiria.
Urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo está encerrada no fim de semana, e a do Hospital Amadora-Sintra reservada às urgências internas e aos casos referenciados pelo INEM, entre as 00h00 e as 08h00 e as 20h00 e as 24h00.
Ordem considera que o Hospital Amadora-Sintra está sem condições para assegurar a formação dos profissionais.
Segundo a diretora clínica do hospital, houve uma elevada procura das urgências nos primeiros cinco dias do ano, mas também a procura desnecessária.
A Direção Executiva do SNS apela à população para ligar sempre para a Linha SNS 24 [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência.
O Ministério Público disse que a investigação às denúncias concluiu que não terá havido má prática médica comprovada em nenhum dos 18 casos analisados.
Os hospitais Beatriz Ângelo (Loures) e Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) são os únicos a terem dois serviços de Urgência encerrados: Obstetrícia/Ginecologia e Pediatria.
Para quinta-feira (feriado) está previsto o fecho de sete urgências de Ginecologia e Obstetrícia, na sexta-feira quatro, no sábado sete e no domingo seis serviços.
A DE-SNS esclarece que "o Plano de Verão está a ser cumprido sem qualquer dificuldade e que as 12 urgências que este domingo apresentam constrangimentos estão a funcionar em rede com outras unidades".
No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o período de espera para doentes urgentes era de 5 horas e 10 minutos, com nove pessoas em espera.
É o que indicam os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Hospitais estão pressionados por doenças respiratórias.
De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, 31 doentes com pulseira amarela encontravam-se cerca das 7h30 de hoje no serviço de urgência geral do hospital Beatriz Ângelo, com um tempo médio de espera de 14 horas e 39 minutos.