Sábado – Pense por si

Quatro urgências de obstetrícia/ginecologia e uma pediátrica estão este sábado fechadas

Estão encerrados os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, o Hospital São Bernardo, em Setúbal, e do Hospital Santo André, em Leiria.

Quatro serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia e uma Pediátrica estão este sábado encerrados, segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), enquanto no domingo estão fechados seis.

De acordo com as escalas de urgência do SNS, estão este sábado encerrados os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, o Hospital São Bernardo, em Setúbal, e do Hospital Santo André, em Leiria.

Estes hospitais mantêm também no domingo fechados os serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia, a que acresce o encerramento do serviço d Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Distrital das Caldas da Rainha.

Também está hoje e domingo encerrada a urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, enquanto a do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) está reservada às urgências internas e aos casos referenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), entre as 00:00 e as 08:00 e as 20:00 e as 24h00.

Hoje vão estão abertas 146 urgências em Portugal continental, indicam os dados, segundo os quais vão estar a funcionar 13 urgências de Ginecologia e Obstetrícia que estão integradas no projeto-piloto que obriga as utentes a ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem ao hospital.

Esta informação é extraída do Sistema de Dados Mestres e atualizada, permanentemente, pelas unidades de saúde.

As autoridades de saúde apelam aos utentes para ligarem sempre para a Linha SNS 24 antes de se deslocarem a um serviço de urgência.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro