Doentes urgentes com espera de quase 13 horas no hospital Amadora-Sintra
Já em Loures, no Hospital Beatriz Ângelo, os 22 utentes com pulseira amarela aguardavam 07:17 horas.
Já em Loures, no Hospital Beatriz Ângelo, os 22 utentes com pulseira amarela aguardavam 07:17 horas.
"É uma questão de gestão, não tem nada a ver com a ideologia", garantiu Ana Paula Martins, apontando o exemplo do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, como uma das unidades que podem passar para PPP, mas sem adiantar quais os outros hospitais que poderão integrar o modelo público-privado.
Urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo está encerrada no fim de semana, e a do Hospital Amadora-Sintra reservada às urgências internas e aos casos referenciados pelo INEM, entre as 00h00 e as 08h00 e as 20h00 e as 24h00.
Na véspera de Natal está previsto o encerramento das urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Vila Franca de Xira, do Hospital Beatriz Ângelo, do Hospital Nossa Senhora do Rosário e do Hospital de Portimão.
O tempo de espera no Hospital Beatriz Ângelo era de 18 horas e 33 minutos às 10h20 quando o tempo máximo de espera recomendado é de 60 minutos.
De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, 31 doentes com pulseira amarela encontravam-se cerca das 7h30 de hoje no serviço de urgência geral do hospital Beatriz Ângelo, com um tempo médio de espera de 14 horas e 39 minutos.
Constrangimentos no Serviço de Urgência Geral Adulta vão sentir-se até às 9 horas de quinta-feira, dia 21.
Homem de 94 anos terá acabado por morrer na maca da ambulância sem receber auxílio hospitalar.
Luís Martins, comandante dos bombeiros voluntários de Camarate, fala sobre a ausência de resposta por parte do Hospital Beatriz Ângelo face à imediata disponibilidade da equipa para levar o idoso ao Hospital de Santa Maria. “Não foi o não, foi um ‘nim’”, explica o comandante.
Os Bombeiros de Camarate prontificaram-se a fazer a transferência do utente, que foi recusada pelo hospital.
Bombeiros de Camarate prontificaram-se a fazer o transporte, mas este foi negado pelo hospital.
Encerramento da maternidade do hospital Beatriz Ângelo obrigou os pais a procurar alternativas e a dirigirem-se para a Maternidade Alfredo da Costa. Menina nasceu de cesariana, com 3.400 kg, perto das 02.10H.
Um dos profissionais que estava escalado apanhou covid e não houve ninguém para o substituir. Todas as grávidas foram transferidas.
Carlos Meneses Oliveira, médico intensivista no hospital Beatriz Ângelo, frisa: "A morte e a cura não são as únicas saídas" da covid-19.
O Hospital Beatriz Ângelo vai transferir dois doentes, São Francisco Xavier um. A saída de Lisboa deve acontecer no máximo às 17h - os três estão sedados e ventilados e serão acompanhados por uma equipa médica com anestesista e intensivista.
Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e Amadora-Sintra estão com elevada ocupação.