COP30: Conferência termina com avanço no financiamento e bloqueio nos combustíveis fósseis
Qase 200 países chegaram a um acordo, intitulado Mutirão Global.
Qase 200 países chegaram a um acordo, intitulado Mutirão Global.
A continuidade da operação da central "coloca claramente em risco toda a transição energética", disse o coordenador da campanha de Energia da Greenpeace, Francisco del Pozo, frisando que "prorrogar o encerramento é uma loucura, porque a hora é agora".
Recordando que a publicidade ao tabaco foi proibida por representar um risco grave para a saúde, a Zero diz que "faz cada vez menos sentido permitir que as empresas de combustíveis fósseis continuem a usar o poder da publicidade para normalizar, promover e até embelezar produtos que comprometem a saúde ambiental, agravam doenças respiratórias e cardiovasculares e aceleram a degradação climática".
Ativistas da Greenpeace colocaram, esta segunda-feira, na Praça de São Marcos, em Veneza, Itália, uma faixa com a cara do multimilionário e com a frase: “Se podes alugar Veneza para o teu casamento, podes pagar mais impostos”.
No início da conferência (que decorre em Nice, França), 33 países, incluindo Portugal, tinham estabelecido moratórias à exploração do mar profundo e hoje já se juntaram Chipre, as Ilhas Marshall e a Letónia.
A icónica fonte Acqua Paola, em Roma, Itália, foi invadida por ativistas da Greenpeace, esta sexta-feira de manhã. O grupo protesta contra a renovação de qualquer acordo comercial e militar com Israel.
O relatório do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa da União Europeia Copernicus (C3S) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indica que quase metade da Europa registou temperaturas recordes anuais em 2024.
Depois do verão mais quente de sempre e dos mais recentes tsunamis geopolíticos, que têm comprometido a estabilidade global e os compromissos internacionais para o combate às alterações climáticas, esta organização traz consigo uma vontade redobrada de fazer cumprir os compromissos portugueses quer ao nível nacional e internacional.
Na lista de incêndios, a Quercus destacou o que deflagrou a 14 de agosto na Madeira, durante o qual arderam mais de 5 mil hectares, bem como "a semana negra de 15 a 21 de setembro, em que 128 incêndios provocaram nove vítimas mortais".
A poluição por plástico poderá triplicar em todo o mundo até 2060, depois de a produção global ter triplicado para 1,2 mil milhões de toneladas, em comparação com 2019 segundo um cálculo da OCDE.
Paul Watson foi preso na Gronelândia a 21 de julho e aguarda decisão da extradição para Tóquio. Está acusado de ser cúmplice na invasão de um baleeiro em 2010. Centenas de milhares já assinaram petição a exigir a sua libertação.
Em contraste com estas seis cidades, Viena, capital da Áustria é a cidade com melhores ligações ferroviárias, com 17 diretas entre a cidade austríaca e outras capitais.
A polícia está em força no bairro empresarial e financeiro de La Défense, onde a quarta maior empresa petrolífera do mundo e a maior de França em termos de lucros, celebra este ano o seu centenário, vai realizar a sua Assembleia Geral anual.
Além do processo interposto por jovens portugueses, um outro foi decidido esta terça-feira pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem com desfecho diferente. Chamam-se KlimaSeniorinnen e o governo suíço já garantiu que vai acatar a decisão.
Ambientalista desde criança, diz que tem esperança “limitada” no futuro. Temos é de agir já e não basta educação. Têm de ser os governos, as autarquias e a economia a mudar.
Em vez de serem recicladas ou reutilizadas, as peças percorrem até 10 mil km e muitas acabam em aterros. A ONG alerta: o problema está a aumentar.