
Dispositivo de combate a incêndios entra hoje na capacidade máxima
Dados provisórios do ICNF indicam que, desde o início do ano, deflagraram quase 4.000 incêndios rurais, que consumiram cerca de 8.800 hectares.
Dados provisórios do ICNF indicam que, desde o início do ano, deflagraram quase 4.000 incêndios rurais, que consumiram cerca de 8.800 hectares.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2023 foi apresentado com 34 meios aéreos para o período de 15 a 31 de maio. Porém, "estão garantidos 23 meios aéreos", segundo a Força Aérea.
Viaturas disponíveis também aumentam em 157, passando dos 2.833 veículos para os 2.990.
José Luís Carneiro enviou hoje uma mensagem a todos os agentes do DECIR que, nas últimas semanas, têm contribuído para a prevenção e o combate aos incêndios em Portugal.
Os incêndios mais preocupantes são os de Ourém, no distrito de Santarém, de Pombal, no distrito de Leiria, e de Ribeira de Pena, em Vila Real, disse à Lusa o comandante operacional Rodrigo Bertelo.
Segundo o MAI, a situação de alerta, nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes prevista na Lei de Base da Proteção Civil, termina às 23:59 de 15 de julho.
Nos próximos três meses, vão estar operacionais para o combate a incêndio 12.917 operacionais, 3.062 equipas, 2.833 veículos e 60 meios aéreos.
Entre as principais reivindicações estão, segundo a Federação, a aprovação da tabela remuneratória específica para a carreira, atribuição dos suplementos remuneratórios de função e de escala de serviço.
Vão estar disponíveis 9.630 operacionais que integram as 2.282 equipas e 2.165 viaturas dos vários agentes presentes no terreno, além dos meios aéreos, que serão no máximo 37.
A ANEPC recorda que é proibido fazer queimadas extensivas sem autorização, e que nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo também é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia.
"A prevenção está a funcionar, mas ainda não é suficiente e por isso obriga-nos a ter os meios no terreno para combater", disse o general Duarte da Costa.
Nos últimos três meses, o dispositivo de combate a incêndios rurais esteve na sua capacidade máxima, com 12.058 operacionais, 2.795 equipas, 2.656 veículos e 60 meios aéreos.
O presidente da empresa lembra que o Estado tem uma dívida de vários milhões para saldar e que essa dívida tem sido responsável pela falta de pagamento aos empregados.
Durante este período, vão estar no terreno 9.679 operacionais, que integram 2.230 equipas, e 2.223 viaturas dos vários agentes presentes no terreno, além de 60 meios aéreos.
Os juízes consideram que a reforma "está atrasada nalgumas vertentes importantes", embora tenham sido realizadas uma boa parte das medidas definidas e tenha havido reforço dos meios humanos, terrestres e aéreos afetos ao combate a incêndios.
Além de um e-mail falso enviado às redações, foi lançada uma campanha falsa pelas ruas de Lisboa em nome da Galp, aproveitando o dia das mentiras. "Mais lucro, menos pessoa", lê-se nos cartazes espalhados pelo grupo ambientalista internacional Shale Must Fall, que fez campanha em dez países da Europa.