PJ faz buscas na APA e Câmara Municipal da Nazaré por suspeitas de corrupção
A PJ fez 15 buscas, domiciliárias e não domiciliárias incluindo na Câmara Municipal da Nazaré e Agência Portuguesa do Ambiente.
A PJ fez 15 buscas, domiciliárias e não domiciliárias incluindo na Câmara Municipal da Nazaré e Agência Portuguesa do Ambiente.
Informação surge depois de a associação ambientalista Zero ter acusado a Agência Portuguesa do Ambiente de falhar no controlo do tratamento dos REEE, permitindo, "no limite", que as substâncias perigosas não sejam removidas.
Em causa está um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente segundo o qual 43% dos "frigoríficos em fim de vida (...) estão a ser encaminhados para destinos ilegais, originando a libertação do gás refrigerante para a atmosfera".
Braga foi o ponto do país onde "choveu mais", com 65,5 milímetros, valor que fica, contudo, "muito abaixo da média", aponta fonte da Agência Portuguesa do Ambiente.
Autorização emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente "não cumpre os requisitos que permitam classificá-la como uma DIA e viola leis nacionais e europeias".
O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a ZERO discordam da posição da Agência Portuguesa do Ambiente, que chegou a anunciar a não abertura da lagoa este ano por falta de verbas.
Avaliação da Agência Portuguesa do Ambiente "padece do vício de violação da lei" e "deve ser anulada", defende o Ministério Público.
"Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, não há, para já, qualquer vestígio da dita carga de plásticos na costa portuguesa", indicou o Ministério do Ambiente.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, foram constituídos arguidos.
Numa conferência num fórum ambiental em Macau, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente reafirmou a intenção de Portugal antecipar o compromisso de neutralidade carbónica de 2050 para 2045.
A Autoridade Tributária já pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informações sobre as barragens da bacia do Douro vendidas pela EDP à Engie, cujos impostos ficaram por liquidar. Atraso na resposta da APA pode fazer prescrever cobrança de IMI relativa a 2019.
Ao sair da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Orlando Borges aufere metade de €8.255 para compensar período de nojo. Mas tinha trabalho na Agência Portuguesa do Ambiente.
APA explica que se trata de "um fenómeno que ocorre quando a massa de ar contendo elevadas concentrações de poeiras é transportada a grandes distâncias de regiões áridas e semiáridas".
A Agência Portuguesa do Ambiente já apelou ao uso sustentável de água, sugerindo que se evite "o desperdício de água nos usos do quotidiano, lavagem de carros e enchimento de piscinas particulares".
João Matos Fernandes indicou que decorre a primeira de cinco reuniões, lideradas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para avaliar as medidas técnicas a tomar contra a seca.
Agência Portuguesa do Ambiente (APA) chumbou a construção de um empreendimento da promotora Saint Germain nas margens dos rios Tejo e Coina. Parecer é vinculativo.