Molnupiravir, o possível primeiro comprimido para tratar a covid-19
11 de outubroDiogo Camilo

Molnupiravir, o possível primeiro comprimido para tratar a covid-19

O tratamento da Merck vai começar a ser analisado pelos EUA e espera um pedido de autorização na União Europeia. Foi criado para curar encefalites em cavalos, mas reduz para metade os riscos de hospitalização e morte de pacientes com covid-19 ao obrigar o vírus a sofrer mutações até morrer.

Ivermectina. Anti-parasitas milagroso ou 'nova hidroxicloroquina'?
29 de junhoDiogo Camilo

Ivermectina. Anti-parasitas milagroso ou "nova hidroxicloroquina"?

Desaconselhado pelo Infarmed e pelo regulador europeu, o medicamento contra os piolhos tem ganhado notoriedade e vai ser estudado pela Universidade de Oxford como alternativa mais acessível para tratar a covid-19. Em 2015 a sua descoberta valeu o Nobel da Medicina. Agora, com quase meio mundo vacinado, surge entre polémicas no mundo científico.

Pfizer inicia estudos sobre tratamento oral contra a covid-19
24 de marçoDiogo Camilo

Pfizer inicia estudos sobre tratamento oral contra a covid-19

Tratamento à base de inibidores de protease, que previnem o vírus de se replicar no organismo, tem como objetivo ser prescrito a pacientes com o novo coronavírus após serem detetados os primeiros sinais de infeção. Próximo passo é desenvolver vacinas com a mesma tecnologia de mRNA contra outros vírus.

Investigadores no Reino Unido admitem que antiviral Remdesivir seja eficaz
14 de dezembro de 2020Lusa

Investigadores no Reino Unido admitem que antiviral Remdesivir seja eficaz

O medicamento não foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pela Direção-Geral da Saúde em Portugal. Agora, investigadores admitem que estudos sobre a primeira vaga da pandemia "podem não ser ideais para avaliar as propriedades antivirais" do remdesivir.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)