Sábado – Pense por si

Escolas portuguesas enfrentam défice de professores no arranque do ano letivo
Bruno Faria Lopes

Ano letivo arranca amanhã, mas escolas ainda procuram professores

A dois dias do início do ano estavam ativas mais de 1.121 ofertas de trabalho a professores, por escolas com horários por preencher. Sinais sugerem agravamento do défice de docentes. Noutro tabuleiro, dos auxiliares, mantém-se, por enquanto, o risco de greves.

Relatório aponta falhas no planeamento climático, mas elogia Portugal no processo participado e transparente
Lusa

Relatório aponta falhas no planeamento climático de vários países mas elogia Portugal

Portugal recebe uma apreciação mais positiva no documento, destacando-se que teve um processo participado e transparente na elaboração do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050), que "está ainda relativamente bem alinhado" com as metas para 2030 e já foi iniciado o processo da sua revisão para se alinhar com as metas do PNEC, entretanto revisto.

Carlos Torres

Mundial na Arábia Saudita: outra derrota dos direitos humanos?

Já começaram as críticas ao Mundial na Arábia Saudita, em especial relacionadas com as violações dos direitos humanos e com as más condições que muitos trabalhadores migrantes vão enfrentar. Para lá disso, também vai reinar a hipocrisia e a indiferença: os adeptos não vão deixar de ir aos estádios, tal como aconteceu no Qatar; e os vencedores de 2034 vão festejar na rua com o povo, tal como os milhões de argentinos que receberam a seleção em Buenos Aires, em 2022.

4
Bruno Faria Lopes

Como ganhar dinheiro em 2024

O ano que começa traz a promessa de um alívio nos orçamentos das famílias: as taxas de juro vão finalmente descer e, para quem souber aproveitar, há no mercado bancário opções para reduzir ainda mais os encargos com o crédito da casa e pôr as suas poupanças a gerar mais retorno. Saiba quais são.

Lusa

Europa pode ser climaticamente neutra em 2045

Os autores do estudo salientam que a Europa precisa nos próximos 20 anos de reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa duas vezes mais do que o fez nos últimos 30 anos.

Todos juntos com o pé no acelerador, rumo a um destino longe do “Inferno”

Encerra esta semana a COP 27 no Egito que reúne, entre outros, empresas, associações e representantes dos países (infelizmente com ausências relevantes), mas que é considerado por muitos como mais uma cimeira que pouco irá mudar a direção da “autoestrada para o inferno com o pé no acelerador”, referida pelo Secretário-Geral da ONU, Eng.º António Guterres.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)