
Incêndio que começou em Arganil apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal
Fogo destruiu 64.451 hectares.
Fogo destruiu 64.451 hectares.
Os incêndios voltaram a fustigar Portugal este verão, em particular o norte e centro do país. Até ao momento, a área ardida já é 18 vezes superior à do ano passado.
Quatro países superam também já o recorde anual anterior de área ardida - Espanha, Chipre, Alemanha e Eslováquia.
As chamas consumiram mato, floresta e zonas de olival, soutos e vinha.
Incêndio que começou em Trancoso e que entrou em resolução apresenta uma área ardida de 49.324 hectares, já o fogo que começou em Arganil e que continua ativo, consumiu, pelo menos, 47.432 hectares.
Já ardeu, só este ano, 2,35% do território, ou seja, 216.214 hectares. Em segundo lugar, mas distante, surge a Grécia, com 0,38% da sua área ardida.
Fogo foi controlado esta quinta-feira e deixou um rasto de destruição de mais de 160 km quadrados de área ardida, na região de Aude.
Em consequência deste incêndio arderam também uma casa de segunda habitação, uma antiga casa florestal requalificada, alguns apiários, muros de suporte e a infraestrutura de abastecimento de água em Ermelo.
A autarquia está agora a "fazer um levantamento dos diversos prejuízos para comunicar às diferentes entidades governamentais", não sendo possível apontar um prazo para a contabilização estar concluída.
Já arderam quase 30 mil hectares este ano em mais de 4.500 incêndios, segundo dados provisórios disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Helena Lapa, autarca deSabrosa, afirmou que ainda vai ser feita uma avaliação no terreno dos estragos causados pelo incêndio que lavra desde as 13h30 de quarta-feira neste concelho do distrito de Vila Real, mas adiantou que uma primeira estimativa aponta para uma área ardida de 600 hectares.
Entre 1 de janeiro e 11 de julho deglagraram 3202 incêndios rurais que consumiram 9974 hectares.
Entre 1 de janeiro e 11 de julho deglagraram 3202 incêndios rurais que consumiram 9974 hectares.
Um incêndio de grandes dimensões lavra em San José, no estado norte-americano da Califórnia, e já consumiu mais de 37 hectares.
As zonas mais afetadas localizam-se na Região de Aveiro, Tâmega e Sousa e Viseu Dão Lafões, que totalizam 47.376 hectares de área ardida, 75% da área ardida em todo o território nacional.
O incêndio rural na ilha da Madeira esteve ativo durante duas semanas. Na segunda-feira, as autoridades declararam o incêndio "totalmente extinto".