Sábado – Pense por si

Uma guerra de P's. Garagem da Feira volta a vencer em tribunal a Pirelli

SÁBADO
SÁBADO 26 de novembro de 2021 às 09:36
As mais lidas

A conhecida marca italiana de pneus perdeu o recurso contra a Garagem Fernando & Pinto, de São João de Ver, que tentava impedir a empresa portuguesa de usar a letra "P" em cima das restantes letras do nome Pinto.

A Pirelli, conhecida marca italiana de pneus, perdeu o recurso contra a Garagem Fernando & Pinto, de São João de Ver, em Santa Maria de Feira, que tentava impedir a empresa portuguesa de usar a letra "P" sobre as restantes letras do nome Pinto.

Pirelli
Pirelli Reuters

Segundo oJornal de Notícias, há mais de 20 anos que a garagem de Santa Maria da Feira usa o nome desta maneira, mas o registo da marca caducou em 2020 por falta de pagamento de uma guia e, durante o processo de revalidação, a marca italiana contestou o pedido, acusando a Fernando & Pinto de concorrência desleal.

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) concedeu o registo à garagem portuguesa e a Pirelli recorreu da decisão para o Tribunal de Propriedade Intelectual de Lisboa, que improcedeu o processo, considerando "inequívoco" que não existe imitação da marca italiana.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.