NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Há nove lugares em aberto no muito procurado curso de Medicina. Nova ficou com 204 vagas por falta de concretização de matrículas.
A segunda fase de candidatura ao concurso nacional de acesso aoensino superiortermina hoje com 11.614 vagas disponíveis, incluindo em Medicina e instituições que tinham preenchido todos os lugares na primeira fase, segundo dados oficiais.
De acordo com as estatísticas de candidatura diárias publicadas na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), até ao final do dia de quarta-feira já tinham sido submetidas quase 16 mil candidaturas à segunda fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior, o que significa que nem todos vão conseguir lugar.
O total de vagas a concurso nesta fase representa quase o dobro daquelas que sobraram na primeira fase do CNA, altura em que ficaram 6.734 lugares por preencher.
Ainda assim, segundo dados divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), vão a concurso na segunda fase menos 6,8% de vagas do que em 2018.
"O número de vagas disponíveis na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso é sempre superior ao número de vagas sobrantes no final da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso já que se somam àquelas vagas sobrantes as vagas ocupadas na primeira fase do concurso em que não se concretizou a matrícula e inscrição", recorda a tutela.
Para além de nove lugares em aberto no muito procurado curso de Medicina -- quatro na Universidade da Beira Interior, um na Universidade de Coimbra, um na Universidade Nova de Lisboa, dois no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e um na Universidade de Lisboa -- há ainda vagas disponíveis em universidades e escolas que tinham preenchido todos os lugares na primeira fase do concurso.
É o caso da Universidade Nova de Lisboa, que pela primeira vez ficou sem vagas na primeira fase, mas que tem ainda disponíveis para a segunda fase, por falta de concretização de matrículas, 204 vagas.
As três maiores escolas de enfermagem -- Porto, Lisboa e Coimbra -- e o ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa, também completamente preenchidos na fase inicial, têm, em conjunto, mais de 200 vagas em aberto.
Engenharia Aeroespacial, o curso do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que registou a média de entrada no ensino superior mais elevada na primeira fase, leva duas vagas a concurso na segunda fase.
O número de colocados na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior aumentou para os 44.500 estudantes, 1,2% acima de 2018, segundo dados oficiais divulgados a 08 de setembro que indicam ainda que mais de metade entrou na sua primeira opção.
A segunda fase de candidaturas decorre até ao final do dia de hoje e os resultados são divulgados a 26 de setembro.
Segue-se ainda uma terceira fase de candidatura, entre 03 e 07 de outubro.
Termina hoje 2.ª fase de candidatura ao ensino superior com mais de 11 mil vagas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.