Sábado – Pense por si

Sismo sentido em Lisboa não causou danos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registou hoje um sismo de magnitude 4,1 às 12:44, com epicentro no mar, a cerca de 80 quilómetros a oeste de Peniche, mas que "não causou danos pessoais ou materiais"

Em comunicado, o IPMA explica que o abalo "foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Mafra e em Lisboa".

Testemunhas ouvidas pela Lusa deram conta de que sentiram o abalo em diferentes locais dos distritos de Lisboa e Leiria.

De acordo com o instituto, o epicentro localizou-se no Canhão da Nazaré.

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10.

Um abalo de 4,1 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala.

A escala de Mercalli, que avalia a intensidade, vai até XII.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria informou, pouco depois das 13:00, não ter recebido qualquer comunicação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.