Na semana passada, a ilha do Faial sentiu sismos com magnitudes, segundo a escala de Richter, de 3,4 (quinta-feira), 3,9 (quarta-feira) e 4,4 (terça-feira).
Um sismo com magnitude de 3,7 na escala de Richter foi sentido hoje de manhã na ilha do Faial, informou o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
De acordo com o SRPCBA, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o evento foi registado às 08:18 locais (menos uma hora do que no continente) e teve epicentro a 32 quilómetros a oeste/noroeste da freguesia do Capelo, concelho de Horta.
Segundo a nota, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV na escala de Mercalli Modificada (que vai de I a XII, aumentando conforme o grau de intensidade) no Capelo e Castelo Branco, e com intensidade III nas freguesias da Praia do Norte, Cedros e Feteira.
Na semana passada, a ilha do Faial sentiu sismos com magnitudes, segundo a escala de Richter, de 3,4 (quinta-feira), 3,9 (quarta-feira) e 4,4 (terça-feira).
Na noite de domingo foram também sentidos outros dois sismos na ilha, de magnitude 3,5 e 3,6 na mesma escala.
De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
Na semana passada, o presidente do CIVISA disse à Lusa que o Faial estava a registar um ligeiro incremento da atividade sísmica, com todos os eventos com epicentro no mar.
"É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de novembro (domingo), sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha", explicou Rui Marques.
Sismo de 3,7 na escala de Richter sentido na ilha do Faial
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.