Simulando uma abertura do Jornal da Noite da Sic, o vídeo utiliza a imagem de vários comentadores que assinalam a surpresa ou a "boa preparação" do candidato e anunciam a passagem de Pinto Luz à segunda volta das diretas do PSD.
Em resposta à agência Lusa, fonte oficial do canal referiu que a "SIC pediu para se retirar todo e qualquer material que pudesse relacionar o vídeo com o canal e teve a garantia imediata por parte da candidatura de que o vídeo ia ser alterado".
A mesma fonte adiantou que o canal não iria "monitorizar" esta questão "em permanência" porque parte do princípio de que a sua "posição deve ser respeitada".
O vídeo deixou de exibir a abertura do Jornal da Noite, mas mantém os comentadores, tentando esconder o logótipo do canal, segundo uma consulta feita pela Lusa.
"Miguel Pinto Luz passou à segunda volta nas diretas do PSD. O vice-presidente da Câmara de Cascais continua a surpreender o país e o universo social-democrata. Toda a comunicação social nacional realçou a surpresa deste resultado e a incerteza do resultado final. Para os principais comentadores, era esperada a passagem de Pinto Luz à segunda volta dada a campanha que o candidato mais jovem tem estado a fazer", começa a "reportagem fictícia".
Na versão original, simulando uma abertura do Jornal da Noite da SIC, o vídeo utilizava (e mantém) a imagem de vários comentadores televisivos como Miguel Sousa Tavares, Clara Ferreira Alves, Paulo Baldaia e Luís Marques Mendes, que assinalam a surpresa ou a "boa preparação" do vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Um dos comentadores envolvidos na reportagem disse à agência Lusa não ter sido contactado para autorizar a inclusão da sua imagem no vídeo, mas escusou-se a fazer comentários a uma situação que considerou "insólita".
Pinto Luz esclarece depois que se trata de uma falsa reportagem, embora deixe a convicção de que pode tornar-se realidade.
"Esta é naturalmente uma reportagem fictícia, mas até pode ser esta a reportagem provável porque o futuro já está a dizer presente nestas eleições", salienta o candidato social-democrata.
O presidente do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais disputam no sábado a presidência do partido em eleições diretas.
Se nenhum deles obtiver mais de 50% dos votos, a segunda volta realiza-se uma semana depois, dia 18, entre os dois candidatos mais votados.
SIC pede a Miguel Pinto Luz que retire de "reportagem fictícia" material ligado ao canal
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.