Sábado – Pense por si

Semana arranca com vento forte e temperaturas negativas

20 de janeiro de 2020 às 07:59
As mais lidas

Termómetros poderão atingir os -2º. Previstas rajadas de vento de 110 quilómetros/hora.

O IPMA prevê para esta segunda-feira céu geralmente pouco nublado, e períodos de vento forte que estão a deixar sob aviso amarelo 14 distritos do Continente. As temperaturas poderão atingir valores negativos. Na Guarda, a previsão da temperatura mínima é de -2º. O distrito de Faro é o mais quente, com a temperatura máxima prevista de 14º.

O aviso, válido desde as 00h39 de hoje, vigora nos distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre, de acordo com o comunicado do IPMA

Prevê-se vento moderado a forte com rajadas que podem chegar, na maioria dos distritos, até aos 80 quilómetros/hora e em alguns distritos o vento pode mesmo atingir os 110 quilómetros/hora.

Nos distritos em que as rajadas poderão atingir os 110 quilómetros/hora (Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra) o aviso amarelo estará patente até às 18h00 de terça-feira, indicou o IPMA. O aviso amarelo é o terceiro mais grave, depois do vermelho e do laranja, e configura "uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica", que requer "acompanhar a evolução das condições meteorológicas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.