Sábado – Pense por si

Seia ajuda idosos e pensionistas na compra de medicamentos

02 de fevereiro de 2018 às 10:31
As mais lidas

A Câmara Municipal de Seia anunciou a abertura de um novo período de candidaturas para apoiar idosos e pensionistas na compra de medicamentos.

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que abriu um novo período de candidaturas para apoiar idosos e pensionistas na compra de medicamentos, ao abrigo do Programa Municipal de Comparticipação em Despesas com Medicamentos.

A autarquia de Seia, no distrito da Guarda, presidida por Carlos Filipe Camelo (PS), refere, em nota hoje enviada à agência Lusa, que este ano destinou para a medida social uma verba de 5.000 euros.

O município prevê apoiar "até um limite de 50 beneficiários" do concelho na compra de medicamentos.

O Programa Municipal de Comparticipação em Despesas com Medicamentos está em vigor desde 2016 e é um "complemento às políticas sociais do município, no combate às desigualdades sociais, à progressiva inserção social e melhoria das condições de vida da população", segundo a fonte.

O apoio aos idosos e aos pensionistas por invalidez concretiza-se através do reembolso de despesas em 50%, na parte que cabe ao utente, nos medicamentos adquiridos na área do concelho de Seia que sejam prescritos em receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.

A autarquia adianta na nota que podem candidatar-se ao Programa Municipal de Comparticipação em Despesas com Medicamentos os idosos com mais de 66 anos e pensionistas por invalidez que residam no município de Seia há um ano e estejam recenseados nos seis meses anteriores à data do requerimento.

Os beneficiários também devem ter um rendimento mensal 'per capita' do agregado familiar que não ultrapasse o valor fixado no Indexante dos Apoios Sociais (428,90 euros), não usufruam de quaisquer outros apoios nesta área e não tenham dívidas para com a Câmara Municipal.

As candidaturas decorrem até ao dia 28 e os interessados podem requerer o apoio para aquisição de medicamentos no Balcão Único da Câmara Municipal de Seia, mediante o preenchimento de um formulário próprio.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.