Apesar do aumento esperado de viagens para os próximos tempos, o executivo açoriano vai manter a exigência de teste à Covid-19 à chegada ao arquipélago até 1 de julho.
A transportadora aérea SATA retoma esta segunda-feira as ligações entre o continente português e as ilhas de São Miguel e Terceira, deixando a TAP de ser a única companhia a fazer ligações para o arquipélago no atual cenário de pandemia.
A partir de hoje, indicou o Governo Regional enquanto acionista da SATA, são retomadas "as ligações aéreas de transporte de passageiros com o território continental português, de forma progressiva e gradual", tendo sido fixado 15 de julho como a "data limite para a normalização" da operação para as ilhas de Santa Maria, Pico e Faial, que recebem também voos de Lisboa, ao abrigo das obrigações de serviço público.
Apesar do aumento esperado de viagens para os próximos tempos, o executivo açoriano vai manter a exigência de teste à covid-19 à chegada ao arquipélago, até 01 de julho, mas nas ilhas de São Miguel e Terceira o resultado passará a ser conhecido em 12 horas.
Desde meados de maio que os Açores deixaram de exigir o cumprimento de quarentena obrigatória à chegada à região, sendo a medida substituída pela realização de testes à covid-19, caso os passageiros não tivessem realizado um teste nas 72 horas anteriores ao embarque.
Os passageiros eram, no entanto, obrigados a aguardar pelo resultado numa unidade hoteleira indicada para o efeito, o que poderia demorar no máximo de 48 horas.
Até hoje, as ligações aéreas de Lisboa para as ilhas de São Miguel e Terceira eram asseguradas apenas pela TAP, que nunca deixou de operar para a região mesmo no pico da covid-19.
A Ryanair deve retomar a sua operação para os Açores também este mês.
Após a reabertura do espaço aéreo nacional, a Azores Airlines, do grupo SATA, deverá também "retomar as ligações aéreas internacionais, de forma progressiva e gradual", em função da sua capacidade e da evolução da pandemia nos países de destino.
Os Açores vão colocar entretanto todas as ilhas com ligações aéreas ao exterior (São Miguel, Terceira, Pico, Faial e Santa Maria) em situação de calamidade pública, até 01 de julho.
Até à data foram detetados 147 casos de covid-19 nos Açores, tendo 130 recuperado, 16 morreram e um voltado ao continente.
SATA retoma ligações entre o continente e os Açores
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.