Sábado – Pense por si

Quais são as novas condições para os estivadores?

Leonor Riso
Leonor Riso 28 de maio de 2016 às 09:53

Acordo foi alcançado após 15 horas de reunião no Ministério do Mar. Novo contrato colectivo de trabalho durará seis anos

O acordo alcançado na passada sexta-feira à noite entre os estivadores e operadores do Porto de Lisboa refere-se a um novo contrato colectivo de trabalho que durará seis anos, indica a agência Lusa. Segundo um comunicado do Ministério do Mar, chegou-se a acordo quanto à redacção e assinatura, no prazo de 15 dias, de "um novo contrato colectivo de trabalho com base nas matérias acordadas e nas negociações decorridas entre 7 de Janeiro e 4 de Abril". Assim, foi suspenso o pré-aviso de greve que duraria até 16 de Junho e o despedimento colectivo também não acontecerá. O acordo deve ser aprovado no prazo de 24 horas, em plenário de estivadores do Porto de Lisboa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.